Search
Now showing items 1-10 of 56
O professor universitário para o curso de administração sob a ótica dos alunos
(PUC-Campinas, 2006-11-27)
O presente trabalho propõe-se analisar o trabalho docente num curso noturno de uma Instituição de ensino superior particular, especificamente uma faculdade de Administração, sob a ótica dos alunos. Partindo da constatação ...
A formação do professor e a prática escolar: dilemas e perspectivas para o ensino de matemática com pesquisa
(PUC-Campinas, 2004-11-29)
Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores. Tem por objetivo buscar reflexões sobre como o ensino com pesquisa se faz presente na formação do professor de Matemática ...
A formação continuada do professor: uma experiência com o ensino médio em rede
(PUC-Campinas, 2006-05-26)
O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores , analisa as contradições da política educacional em relação às possíveis contribuições da Universidade para a formação ...
Esporte e cidadania: uma relação apenas anunciada na formação docente
(PUC-Campinas, 2004-11-29)
O presente trabalho aborda questões que relacionam o esporte à cidadania, bem como a formação acadêmica dos professores de Educação Física das escolas estaduais e particulares de São João da Boa Vista SP. O trabalho está ...
Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação
(PUC-Campinas, 2008-02-27)
Esta pesquisa tem por finalidade fazer uma análise crítica sobre a atividade docente diante do uso das tecnologias de informação e comunicação e do contexto educacional atual. Para subsidiar o estudo foram realizadas ...
Universidade, formação de professores e movimentos sociais: a colcha de retalhos como metáfora das relações interdisciplinares e transdisciplinares
(PUC-Campinas, 2007-03-02)
O momento histórico atual tem se caracterizado pela busca de novos paradigmas que atendam à crescente complexidade das demandas humanas e sociais, com vistas à superação da fragmentação do pensamento e das ações sociais. ...
Construção da docência: trajetórias de professores de ginástica no ensino superior
(PUC-Campinas, 2010-12-16)
Esta pesquisa tratou da trajetória de formação de docentes que ministram disciplinas de ginástica na Educação Física no Ensino Superior. O problema que norteou o estudo foi: a formação acadêmica e profissional de docentes ...
Possibilidades, limites e contradições nas relações família e escola (não) mediadas por política de governo
(PUC-Campinas, 2014-02-25)
As relações entre escola e família vêm sendo apontadas pela literatura e pela política neoliberal, especialmente na década de 1990, como importantes para combater o fracasso e promover o sucesso escolar. Alguns estudos têm ...
A relação professor-aluno: contribuições para o ensino da matemática
(PUC-Campinas, 2006-06-16)
Este estudo está vinculado à linha de pesquisa, Universidade, Docência e Formação de Professores. Seu objetivo é, investigar a relação professor-aluno, considerando os diversos aspectos que permeiam esta relação tendo por ...
O processo de ensino e aprendizagem nos Cursos de Formação Docente: um caminho de encantos e desencantos
(PUC-Campinas, 2009-12-21)
Discutimos no presente trabalho, os desafios e possibilidades vivenciadas na construção da pesquisa e a opção pelo tema: formação de professores. Apresentamos em seguida, um breve histórico confrontando o passado e o ...