Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 de 91
Intervenção breve em organizações: mudança em coaching de executivos
(PUC-Campinas, 2008-02-13)
O perfil profissional que se espera das pessoas no trabalho hoje não é o mesmo que se esperava há alguns anos atrás. O coaching de executivos está sendo usado pelas organizações como uma ferramenta para ajudar seus executivos ...
Práticas educativas parentais em dependentes químicos
(PUC-Campinas, 2008-02-15)
As práticas educativas parentais são definidas como classes comportamentais emitidas pelos pais que têm o objetivo de suprimir comportamentos indesejáveis e incentivar a ocorrência de comportamentos adequados nos filhos ...
Poesia na sala de aula: um exercício ético e estético
(PUC-Campinas, 2008-08-04)
Esta dissertação, inserida na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador, mostra como a poesia tem sido trabalhada nas aulas de literatura do Ensino Médio de escolas da rede pública e privada de ensino ...
Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação
(PUC-Campinas, 2008-02-27)
Esta pesquisa tem por finalidade fazer uma análise crítica sobre a atividade docente diante do uso das tecnologias de informação e comunicação e do contexto educacional atual. Para subsidiar o estudo foram realizadas ...
Educação não-formal e emancipação humana sob o olhar da psicologia
(PUC-Campinas, 2008-02-13)
O presente trabalho tem como cenário de pesquisa um campo crescente da área da educação, especialmente nas duas últimas décadas, o campo da educação não-formal, que tem ocupado grandes espaços na realidade brasileira. ...
A gente tem que falar para crescer : possibilidades e desafios do trabalho pedagógico mediante a escuta das narrativas infantis
(PUC-Campinas, 2008-02-12)
O objetivo deste trabalho é analisar os registros produzidos a partir da escuta das vozes infantis e refletir sobre como essas vozes, confiáveis e protagonistas, participam da (re) direção das práticas pedagógicas. A ...
Proposta de modelo teórico e conceitual para recuperação de informação e conhecimento em organizações, apoiado por tecnologias de rede Intranet
(PUC-Campinas, 2008-05-29)
O presente estudo propõe um modelo conceitual e teórico para acesso à informação e conhecimento, com ênfase na apropriação e acesso ao conhecimento tácito, em organizações produtivas. A arquitetura do modelo esta baseada ...
As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar
(PUC-Campinas, 2008-05-15)
O presente trabalho teve como objetivo a investigação psicanalítica de professores do ensino superior sobre inclusão escolar. Foi organizado metodologicamente pela realização de uma consulta terapêutica coletiva, durante ...
Escala clínica para prever a adesão ao tratamento: transtorno bipolar do humor
(PUC-Campinas, 2008-02-12)
O Transtorno Bipolar do Humor (TBH) está associado a altas taxas de desajustes psicossociais e familiares, mortalidade e prejuízos econômicos. O tratamento visa o controle de episódios agudos e prevenção de novos episódios. ...
Imaginário coletivo de professores de Ioga brasileiros: um estudo sobre campos psicológicos
(PUC-Campinas, 2008-02-13)
O presente trabalho teve como objetivo investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de professores de Ioga, por meio da identificação de concepções imaginativas sobre equilíbrio psicológico e da captação dos campos ...