Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 de 31
De discípulo amado a guia místico: João, o Santo
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-21)
A literatura apócrifa cristã representa um riquíssimo depósito de tradições
populares que, ao longo dos séculos, cristalizaram-se na narrativa histórica e na
memória coletiva. Esses escritos não devem ser menosprezados ...
A atuação da Igreja Católica no meio universitário: da “ação católica brasileira” à “pastoral universitária”
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-15)
Esta dissertação tem como objetivo geral apresentar o fenômeno religioso à luz das Ciências da
Religião, em um recorte sobre a atuação da Igreja Católica no âmbito universitário, assim como
discutir se o jovem universitário ...
O sentido do sofrimento humano na Salvifici Doloris
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-02)
A Carta Apostólica Salvifici Doloris sobre o sentido cristão do sofrimento, publicada no
pontificado de João Paulo II (1978-2005) é o documento em que o sofrimento humano
é abordado de forma ampla e sistemática. A ...
Dispositivo, Pessoa e Comunidade em Giorgio Agamben e Roberto Esposito
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-26)
A presente dissertação aprofunda a relação entre os pensadores Giorgio Agamben e
Roberto Esposito sobre o que diz respeito à leitura crítica da Teologia Política. Como
horizonte, objetivou-se o conceito de dispositivo ...
Professores formados ou formatados? Por uma política de formação docente sustentada em e orientada por uma perspectiva existencial de Educação
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-23)
O objetivo central desta tese foi elaborar um conjunto de fundamentos e propósitos apropriados para a
estruturação de políticas para a formação de professores sustentadas em e orientadas por uma perspectiva
existencial ...
A transição da educação infantil para o ensino fundamental durante a pandemia da Covid-19: implicações emocionais e pedagógicas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-29)
Realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de
Campinas, na Linha de Pesquisa “Formação e Trabalho Docente”, no Grupo de Pesquisa
“Formação de Professores e Práticas Pedagógicas”, ...
Indícios de desenvolvimento profissional que emergem em um grupo de estudos de professores que ensinam matemática e estatística na rede municipal de Campinas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-01-24)
A pesquisa analisou o desenvolvimento profissional de professores(as), por
meio de narrativas orais e escritas, que participam de um grupo colaborativo
de estudos do componente curricular de matemática da Rede Municipal ...
Avaliação do sistema de avaliação escolar (SAEsc): concepção de gestores e professores de uma escola particular do município de Campinas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-29)
Este trabalho está inserido na linha de pesquisa de Políticas Públicas em Educação e no Grupo
de Pesquisa: Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais – GRAPSE. A priori, considera-se o
potencial dessa pesquisa ...
A emergência Covid-19 e os docentes da educação superior: a professoralidade em questão
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-28)
O conceito de professoralidade docente se debruça sobre a constituição do sujeito-professor.
Movimentos de particularização e individuação da docência se entrelaçam ao longo da vida
profissional do docente, em uma ...
Práticas educativas docentes de profissionais de relações públicas: ressignificações da autorregulação com ênfase na autonomia
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-26)
A autonomia - que se baseia em consciência, independência e liberdade para a
tomada de decisões - se mostra cada vez mais presente nas práticas pedagógicas do
campo das Relações Públicas, uma vez que essa área exige ...