Navegação por assunto "avaliação psicológica"
Itens para a visualização no momento 1-20 de 34
-
Avaliação de mudança em mulheres vítimas de violência
(PUC-Campinas, 2011-02-22)De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a violência é um problema mundial que afeta famílias de todas as culturas, etnias, políticas econômicas e regimes políticos. Mulheres vítimas de violência são assistidas por ... -
Avaliação do nível da criatividade figural infantil em dois diferentes contextos de educação
(PUC-Campinas, 2012-12-14)A criatividade é uma característica que tem sido bastante reconhecida e exigida nos contextos sociais, destacando-se, dentre esses, o contexto educacional. Assim, este estudo buscou avaliar a criatividade de crianças que ... -
Avaliação psicológica no trânsito: análise do desempenho de motoristas infratores, não infratores e envolvidos em acidentes
(PUC-Campinas, 2012-02-16)Considerando a importância de pesquisas que visam avaliar a eficácia dos instrumentos que vêm sendo utilizados para avaliação psicológica no contexto do trânsito, o presente trabalho teve por objetivo identificar a validade ... -
Construção de escala de autorrelato para identificação de características associadas à superdotação
(PUC-Campinas, 2014-12-04)Considerando as diversas dificuldades encontradas a respeito das Altas Habilidades / Superdotação (tais como definição, identificação / avaliação de indivíduos, ausência de instrumentos específicos), a presente pesquisa ... -
Construção de escala de indicadores socioemocionais em crianças e adolescentes
(PUC-Campinas, 2016-02-17)As habilidades socioemocionais, também chamadas de competências socioemocionais, têm sido, cada vez mais, destacadas na literatura científica internacional, dada sua influência em diversos indicadores de sucesso escolar, ... -
Construção de escala de potencial criativo para organizações
(PUC-Campinas, 2015-12-15)O presente estudo teve como objetivo a construção de uma escala para avaliação de características de criatividade no contexto organizacional, assim como a condução dos primeiros estudos de investigação de suas qualidades ... -
Construção de subtestes para avaliação da inteligência de crianças deficientes visuais
(PUC-Campinas, 2012-12-13)Diante da lacuna existente na avaliação cognitiva de populações especiais, essa pesquisa teve como objetivo a construção de três subtestes (verbal, memória e lógico-espacial) para avaliação da inteligência de crianças ... -
Construção e investigação de evidências de validade de uma escala de autoeficácia para atletas brasileiros
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-07)A autoeficácia é considerada um mediador de comportamentos e influenciador dos esquemas cognitivos. Está também diretamente relacionada com a motivação das ações humanas e com a persistência e esforço para as realizações ... -
Construção e validação da escala de estilos de comunicação
(PUC-Campinas, 2013-02-21)O estilo de comunicação pode facilitar ou dificultar as relações sociais, portanto é relevante identificar o estilo que cada indivíduo possui, considerando os tipos de temperamentos, e manifesta como interlocutor. Neste ... -
Criatividade e suas relações com inteligência em crianças com e sem dislexia
(PUC-Campinas, 2013-12-13)A dislexia é um transtorno decorrente de disfunções neuropsicológicas e acarreta principalmente dificuldades no aprendizado da leitura. Estudos internacionais especulam que esse quadro não somente envolveria habilidades ... -
Criatividade figural: proposta de um instrumento de avaliação
(PUC-Campinas, 2003-06-27)A criatividade é um fenômeno multidimensional, cada vez mais valorizado como forma de promover o desenvolvimento completo do indivíduo. Considerando o desenho como uma das formas de expressão da criatividade, o objetivo ... -
Desenvolvimento de versão da Escala Diagnóstica Adaptativa para Atletas (EDAO-AR-A)
(PUC-Campinas, 2012-12-18)Desde a entrada efetiva dos profissionais da psicologia nas equipes esportivas, estes se depararam com as demandas de avaliação dos sujeitos envolvidos neste contexto, em especial os atletas. Com isto, a necessidade de ... -
Eficácia adaptativa, sintomas psicopatológicos e nível de stress em pacientes renais crônicos
(PUC-Campinas, 2013-12-11)A insuficiência renal crônica (IRC) consiste na perda gradativa e progressiva das funções dos rins, o que pode causar restrições severas e impacto psicossocial ao indivíduo, ou até mesmo levá-lo à morte. Sua alta prevalência ... -
Elaboração de instrumento para identificação de alunos intelectualmente dotados por professores: estudo exploratório
(PUC-Campinas, 2012-02-27)A identificação de alunos dotados e/ou talentosos caracteriza-se por uma diversidade de possibilidades. Esta identificação pode ser multidimensional (áreas, dimensões), multireferencial (pais, professores, psicólogos e ... -
Escala de avaliação do transtorno dismórfico corporal: propriedades psicométricas
(PUC-Campinas, 2009-05-12)O estudo analisou as propriedades psicométricas da Escala de Avaliação do Transtorno Dismórfico Corporal EA-TDC. Foram estimadas a validade de conteúdo, validade de construto, a validade de critério e a consistência ... -
Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato para Adolescentes (EDAO-AR-AD): adaptação e validade
(PUC-Campinas, 2014-02-25)Um grande desafio enfrentado atualmente nas relações humanas refere-se à questão da instantaneidade, à produção e circulação ininterrupta de informações e transformações. Conformes com esta dinâmica, os adolescentes têm ... -
Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias da informação e comunicação
(PUC-Campinas, 2017-06-02)As tecnologias da informação e comunicação têm sido cada vez mais utilizadas no apoio à aprendizagem de estudantes universitários, tanto dentro como fora das universidades. Nos cursos superiores de administração, por ... -
Evidências de validade da Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa - BAICA
(PUC-Campinas, 2014-02-05)Existe a necessidade de construir testes e validá-los para a cultura brasileira. A Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa - BAICA propõe a avaliação de dois construtos em um único teste, a inteligência e a criatividade. ... -
Evidências de validade de uma bateria para avaliação das altas habilidades/superdotação
(PUC-Campinas, 2013-02-18)As altas habilidades/superdotação é um fenômeno multidimensional, cuja avaliação tem se tornado um desafio nos dias atuais, ainda mais quando se constata a falta de instrumentos validados e normatizados no Brasil para tal ... -
Evidências de validade do Questionário de Relacionamento Central (CRQ) com universitários
(PUC-Campinas, 2011-02-15)O Questionário de Relacionamento Central - CRQ é um instrumento de auto-relato desenvolvido para diagnosticar relacionamento amoroso conflituoso, segundo três componentes: Desejo (D), Resposta do Outro (RO) e Resposta do ...