Navegação por assunto "formação de professores"
Itens para a visualização no momento 1-20 de 57
-
A avaliação enquanto prática pedagógica em uma instituição de ensino superior
(PUC-Campinas, 2007-03-27)Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores e refere-se à avaliação da aprendizagem. Os objetivos que a norteiam estão relacionados à formação de professores, à ... -
A avaliação formativa na formação de professores para o ensino básico em Angola
(PUC-Campinas, 2013-02-06)Este trabalho tem como objetivo compreender a operacionalização da avaliação formativa no cotidiano da Escola de Formação de Professores (EFP) na cidade do Lubango, em Angola, tendo em referência a política da avaliação ... -
A educação ambiental e a formação do educador crítico: estudo de caso em uma escola da rede pública
(PUC-Campinas, 2006-08-04)O presente trabalho objetiva contribuir para práticas pedagógicas relacionadas à formação continuada de professores, promovendo, através da escola, a compreensão sócio-política das questões ambientais, a partir dos ... -
A formação continuada do professor: uma experiência com o ensino médio em rede
(PUC-Campinas, 2006-05-26)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Universidade, Docência e Formação de Professores , analisa as contradições da política educacional em relação às possíveis contribuições da Universidade para a formação ... -
A formação continuada dos profissionais de educação infantil da rede municipal de Campinas e o desenvolvimento dos processos simbólicos na criança
(PUC-Campinas, 2016-02-24)O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professor e Práticas Pedagógicas, teve como objetivo investigar como o oferecimento dos cursos de formação continuada, da rede municipal de Campinas, envolvendo ... -
A formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a lei
(PUC-Campinas, 2007-04-25)O presente estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e visa refletir sobre o educador que dedica seu trabalho ao ensino de adolescentes que cometeram ato infracional. ... -
A formação do professor de história frente aos paradigmas do conhecimento: o curso de história no centro do debate
(PUC-Campinas, 2005-04-01)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem como objetivo analisar o processo de formação de professores de História frente aos principais paradigmas que envolvem ... -
A formação do professor e a prática escolar: dilemas e perspectivas para o ensino de matemática com pesquisa
(PUC-Campinas, 2004-11-29)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores. Tem por objetivo buscar reflexões sobre como o ensino com pesquisa se faz presente na formação do professor de Matemática ... -
A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética
(PUC-Campinas, 2007-03-15)A publicidade é uma atividade que se engendrou na história e tornou-se necessária para prestar informação sobre idéias, serviços e produtos, que, de outra maneira, não chegariam aos consumidores. O publicitário se vale de ... -
A formação docente para o trabalho interdisciplinar no ensino superior
(PUC-Campinas, 2004-11-29)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , objetiva enfocar a questão da interdisciplinaridade, enquanto atitude docente, e sua ocorrência na formação do professor. ... -
A música, a narrativa e a formação de professores
(PUC-Campinas, 2008-02-12)Pesquisa sobre o uso da narrativa na formação do educador musical. É baseada na convicção de que a argumentação verbal importa para o diálogo sobre o ensino de música e que este potencialmente leva à democratização da ... -
A política de formação de professores de história no regime civil-militar: a criação da licenciatura curta em estudos sociais
(PUC-Campinas, 2008-04-30)Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito da linha de pesquisa: Práticas Pedagógicas e Formação do Educador , do Curso de Mestrado em Educação da PUC-CAMPINAS. Trata-se, mais especificamente, de uma investigação acerca ... -
A relação professor-aluno: contribuições para o ensino da matemática
(PUC-Campinas, 2006-06-16)Este estudo está vinculado à linha de pesquisa, Universidade, Docência e Formação de Professores. Seu objetivo é, investigar a relação professor-aluno, considerando os diversos aspectos que permeiam esta relação tendo por ... -
A teia de significados das práticas escolares: transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e formação de professores
(PUC-Campinas, 2006-08-23)O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , tendo como objetivo refletir sobre a teia de significados das práticas escolares, na formação de professores. A ... -
Avaliação da aprendizagem e formação do professor: concepções e experiências
(PUC-Campinas, 2006-05-29)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivo verificar como a história de vida de professores e suas experiências escolares com a avaliação, seja ... -
Avaliação da aprendizagem na educação profissional em saúde
(PUC-Campinas, 2007-06-29)Este trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, da PUC-Campinas, procurou investigar a concepção de avaliação que permeia o processo de ensino e de aprendizagem na educação ... -
Avaliação na educação profissional : a experiência do SENAC-SP
(PUC-Campinas, 2005-11-30)Este estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores e visa investigar, conhecer e descrever as experiências e práticas avaliativas e as possíveis mudanças advindas da avaliação ... -
Concepções de linguagem escrita de professores do 1º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2011-02-18)O presente estudo aborda o aprendizado da linguagem escrita, tendo como objeto as concepções de professores do 1º ano do Ensino Fundamental sobre linguagem escrita. A problemática investigada se centrou em conhecer o que ... -
Construção da docência: trajetórias de professores de ginástica no ensino superior
(PUC-Campinas, 2010-12-16)Esta pesquisa tratou da trajetória de formação de docentes que ministram disciplinas de ginástica na Educação Física no Ensino Superior. O problema que norteou o estudo foi: a formação acadêmica e profissional de docentes ... -
Construção e validação do inventário de estilos de temperamento do professor
(PUC-Campinas, 2015-02-25)O estilo de temperamento de um professor reflete seu modo preferencial de perceber e reagir às demandas do ambiente escolar, influenciando a maneira como ensina e como se relaciona com os alunos em sala de aula. Para a ...