Preconceito linguístico e linguística histórica: possibilidades para o ensino de língua materna
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Autor
Carvalho, Letícia Ramos
Orientador
Hergesel, João PauloData de publicação
09/12/2020Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
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Este trabalho tem como objetivo discutir e analisar as possibilidades de se utilizar as ferramentas da Linguística Histórica aplicadas ao ensino de língua materna para o combate ao preconceito linguístico dentro de sala de aula. O preconceito linguístico consiste no conjunto de crenças que se tem sobre os falantes de determinada variedade linguística. Origina-se de preconceitos sociais e marcam uma hierarquização que remonta aos processos históricos vividos por uma sociedade que influenciaram na língua. A linguística histórica, por sua vez, ocupa-se em investigar os processos históricos que influenciam nas faces linguística e extralinguística de uma língua. Por conta de suas abordagens, a linguística histórica fornece os elementos necessários para dissecar o preconceito linguístico. Por isso, há a possibilidade de utilizar esses insumos em sala de aula, visto que a educação é a melhor ferramenta que se pode utilizar para subverter um sistema social elitista e descontruir crenças equivocadas. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, a partir do método qualitativo de caráter exploratório. Por último, foi apresentada uma atividade para exemplificar as possibilidades de se trabalhar com o tema em sala de aula.
Palavras-chave
Ensino de língua maternaPreconceito linguístico
Linguística Histórica