Mamão na massa: a influência das mídias audiovisuais nos hábitos alimentares das crianças
Abrir arquivo
Autor
Freitas, Gabrielle Gonçalves de
Corsi, Giovana Garcia
Raskin, Stefany Sivia Friendlander
Orientador
Ardinghi, Maria BeatrizData de publicação
01/12/2020Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Este projeto busca discutir como o design pode atuar para o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis em crianças, incentivando-as a cozinhar e promovendo refeições em família, um hábito que se perdeu devido a rotina agitada da sociedade cotidiana, em que a praticidade de alimentos industrializados e aplicativos de entrega tornaram-se as opções mais viáveis. Este trabalho analisa como essas práticas afetam principalmente a geração alpha, discorrendo sobre seus hábitos alimentares e também suas formas de entretenimento, especificamente influenciadores digitais que atuam no YouTube, e como eles interferem em seus comportamentos e desejos. Estes fatores contribuíram para o aumento dos casos de obesidade infantil, que é considerada uma epidemia mundial segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com base nas pesquisas, foi desenvolvida como ação projetual principal um e-book interativo, através do método de Design Thinking, chamado Arregaçando as Mangas, originado a partir de outra ação, o canal do YouTube Mamão na Massa. O canal é composto por diferentes quadros com receitas saudáveis e práticas para o dia a dia, além de ser apresentado por um influenciador teen. A partir dos testes realizados com o público-alvo, foi possível perceber o interesse dos mesmos pelo projeto, tornando possível sua viabilização.
Palavras-chave
DesignAlimentação saudável
Culinária infantil
Healthy eating
Children’s cooking