Foccos - o impacto cultural dos produtos midiáticos: alterando percepções sociais através do audiovisual
Abrir arquivo
Autor
Luz, Gustavo Stephan Rocchetti
Val, Larissa do
Orientador
Real, Victor Kraide CorteData de publicação
30/11/2020Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O trabalho visa discutir o impacto das produções audiovisuais por meio da percepção da sociedade sobre si própria, explorando as relações entre o audiovisual e o design com intuito de desenvolver um projeto que traga um impacto positivo para a área e a sociedade, visando combater estereótipos e mitos sociais pejorativos que podem ser propagados por essas mesmas produções, afetando negativamente grupos marginalizados e consequentemente favorecendo um status quo desigual. Assim, a pesquisa contextualiza a temática sob o viés histórico-social e explora suas diferentes manifestações, discutindo como o design, o audiovisual e a educação podem se unir para contribuir com o tema. Acompanha-se então a gênese conceitual e projetual do coletivo “FOCCOS”, relatando todas as etapas do processo de design, seguindo principalmente a metodologia do Design Thinking e levando as suas distintas expressões na forma de diferentes ações projetuais que visam promover uma mudança social e maior conscientização na área. Por fim, relata-se a prototipação e validação da Plataforma Digital FOCCOS, que demonstrou um potencial alto de implementação e de relevância para o interesse do público desejado. This paper aims to discuss the impact of audiovisual productions through society perception on itself, exploring the relations between audiovisual and design in order to develop a project that brings a positive impact to the area and society, aiming to combat stereotypes and pejorative social myths that can be propagated through these productions, negatively affecting marginalized groups and consequently favoring an unequal status quo. Thereby, the research contextualizes the thematic under the historical-social bias and explores it’s many manifestations, discussing how design, audiovisual and education can unite to contribute to the theme. The study follows the conceptual and projectual genesis of the “FOCCOS” collective, reporting all phases of the design process, following mainly the Design Thinking methodology leading to it’s many distinct expressions in the shape of different projectual actions that aim to promote a social change and more awareness to the area. Finally, it is reported the prototyping and validation of the FOCCOS Digital Platform, which demonstrated high potential for implementation and relevancy for the interest of the desired public.
Palavras-chave
Design SocialAudiovisual
Cultura
Conscientização
Coletivo
Social Design
Audiovisual
Culture
Awareness
Collective