Nosti - a indústria de animações e a nostalgia sob a perspectiva do design digital
Autor
Rodrigues, Eduardo Fernandes
Jaconi, Gabriel
Tung, Lillian Nogami
Orientador
Real, Victor Kraide CorteData de publicação
06/12/2019Tipo de conteúdo
Trabalho de Conclusão de CursoPrograma de Pós-Graduação
Não se aplicaDireitos de acesso
Acesso abertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Esse trabalho apresenta como tema central um estudo sobre a indústria de animações e a nostalgia sob a perspectiva do design digital e tem como objetivo encontrar uma solução para ampliar de maneira apropriada e segura a disponibilização de conteúdo animado nostálgico que se encontra de forma descentralizada, além de promover formas de interação social e coletiva entre o público deste conteúdo. Durante o andamento do projeto foram utilizadas duas metodologias de design, sendo elas design de interação de Jesse James Garrett e Design Thinking de Tim Brown, as quais guiaram o grupo com base em seus princípios até encontrar a melhor solução para o problema. Primeiramente, foi feita uma pesquisa aprofundada com diferentes usuários sobre o tema, em união a uma busca de maior compreensão sobre o assunto sob o ponto de vista histórico e social. Com a base teórica desenvolvida, foi possível então iniciar o desenvolvimento visual com painéis, logos, wireframes entre outros meios de geração e organização de ideias e, assim, abarcar o usuário para dentro do projeto. Ao término do estudo, concretizou-se que é possível ter uma maior disponibilização de forma ampliada gerando boas experiências. Foi observado também o interesse e a vontade de relembrar animações da infância, dentro do público jovem-adulto, o que se encaixa como ponto de partida para gerar por meio do design um resultado onde o usuário consiga ter boas experiências e se sentir emocionalmente ligado ao projeto. This work presents as main theme a study about the animation industry and nostalgia under the perspective of digital design and has the goal of finding a solution to enlarge properly and safely the availability of nostalgic animated content which finds itself decentralized, as well as promote ways of social and collective interaction among the public of this type of content. Along the work’s progress, two design methodologies were used, being them Interaction Design by Jesse James Garrett and Design Thinking by Tim Brown, which based on its principles led the group to the discovery of the best solutions concerning the approached problem. First, a deep research with users about the theme was fulfilled, along with a major quest for the comprehension on the subject under the historic and social point of view. With the theoretical base defined, it was then possible to initiate the visual development with moodboards, logos, wireframes, among other means of generation and organization of ideas and thus embrace the user into the project. By the end, it was concretised that it is possible to have a larger availability in an amplified way, generating good experiences. It was also observed the increase of interest and desire for remembering childhood animations within the young adult public, which works as a starting line to generate through design a result in which the user can have great experiences and feel emotionally connected to the project.
Palavras-chave
DesignNostalgia
Animação
Streaming
Coletividade
Animation
Collectivity