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dc.contributor.advisorOliveira, Iara Bittante de
dc.contributor.authorSant’Anna, Jessé Filipe
dc.date.accessioned2021-03-26T17:33:06Z
dc.date.available2021-03-26T17:33:06Z
dc.date.issued2020-11-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14618
dc.description.abstractCertamente a voz cantada é a forma mais natural e antiga de se fazer música, e de modo profissional, por inúmeros artistas. Esses artistas apresentam características individuais da voz em seus diferentes gêneros musicais e precisam realizar ajustes laríngeos em maior ou menor complexidade em função das exigências da interpretação. Assim, para os cantores o conhecimento a respeito da inter-relação entre ciência e arte, é de suma importância para o adequado aperfeiçoamento da voz cantada. A falta de preparo, o mau uso da voz ou seu abusivo da voz, podem favorecer risco de distúrbios vocais, podendo ser esta uma população suscetível para desenvolver disfonias. Objetivo: Realizar revisão integrativa de literatura voltada a autoavaliação e desvantagem vocal em cantores populares e eruditos. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa de literatura, de caráter quanti-qualitativo, analítico-descritivo, consultando-se as bases de dados: “Scientific Electronic Library” (SciELO) e “Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde” (LILACS). Foram selecionados artigos originais, escritos na língua portuguesa, publicados na íntegra, voltados a autoavaliação e desvantagem vocal em cantores populares e eruditos, publicados entre os anos 2010 a 2019. A seleção obedeceu a teste de relevância, para verificação de atendimento ou não aos critérios de inclusão. Resultados: Selecionados oito estudos que abordam intervenção fonoaudiológica junto aos profissionais do canto popular e erudito, referências a desvantagem vocal na voz cantada, protocolos de autoavaliação em qualidade de vida. Dos oito artigos selecionados para o trabalho (54%) eram cantores do gênero feminino apresentando queixas vocais com destaque para disfonia. O impacto da dificuldade/problema vocal interfere de formas diferentes nos dois gêneros musicais, quando relacionados com a queixa vocal e o tempo de atuação profissional. Percebeu-se que protocolos de autoavaliação específicos para a voz cantada, Índice de Desvantagem Vocal no Canto Moderno (IDCM) e Índice de Desvantagem Vocal no Canto Clássico (IDCC) mostraram ser importantes não apenas para a identificação de problemas, mas como ferramenta para a compreensão essencial de como esses sujeitos relacionam a voz com a atividade ocupacional. O estudo que investiga dor em cantores, conclui que há relação entre a presença de dor corporal e presença de problemas vocais, com necessidade de parar de cantar. Em relação à intervenção fonoaudiológica com cantores populares, percebe-se que estes profissionais apresentaram redução da desvantagem vocal após terapia fonoaudiológica; aquecimento e desaquecimento vocal específico para cantores mostram-se eficazes e preparam o sujeito como um todo para cantar. Conclusão: Cantores populares e eruditos lidam com queixa vocal de maneiras diferentes, pois há características que permeiam os dois gêneros que são peculiares e bastante distintas. O impacto da dificuldade ou problema vocal interfere de formas diferentes nos dois gêneros. Os protocolos de qualidade de vida em voz quando específicos à voz cantada subsidiam a melhor compreensão de como os cantores relacionam a voz com sua atividade ocupacional. Espera-se que novos estudos sejam realizados para determinar a eficácia da atuação fonoaudiológica, inclusive o impacto dessa intervenção na qualidade de vida do canto popular ou erudito.pt_BR
dc.description.abstractCertainly the sung voice is the most natural and ancient way of making music, and in a professional way, by numerous artists. These artists present individual characteristics of the voice in their different musical genres and need to make laryngeal adjustments in greater or lesser complexity depending on the demands of the interpretation. Thus, for singers, knowledge about the interrelationship between science and art is of paramount importance for the proper improvement of the sung voice. Lack of preparation, misuse of the voice or abuse of it can favor the risk of vocal disorders, which can be a population susceptible to develop dysphonia. Objective: To carry out an integrative review of literature aimed at self evaluation and vocal disadvantage in popular and classical singers. Methods: this is an integrative review of literature, quanti-qualitative, analytical-descriptive, consulting the databases: "Scientific Electronic Library" (SciELO) and "Latin American and Caribbean Health Sciences Literature" (LILACS). Original articles were selected, written in Portuguese, published in full, aimed at self-evaluation and vocal disadvantage in popular and classical singers, published between 2010 and 2019. The selection obeyed the relevance test, to verify whether or not the criteria for inclusion were met. Results: Eight studies were selected that address speech and language intervention with popular and classical singing professionals, references to vocal disadvantage in the sung voice, self-evaluation protocols on quality of life. Of the eight articles selected for the work (54%) were female singers presenting vocal complaints with emphasis on dysphonia. The impact of vocal difficulty/problem interferes in different ways in both genders of music, when related to vocal complaint and professional performance time. It was noticed that specific self-assessment protocols for the sung voice, the Index of Vocal Disadvantage in Modern Singing (IDCM) and the Index of Vocal Disadvantage in Classical Singing (IDCC) proved to be important not only for the identification of problems, but as a tool for the essential understanding of how these subjects relate the voice to the occupational activity. The study that investigates pain in singers, concludes that there is a relationship between the presence of body pain and the presence of vocal problems, with the need to stop singing. Regarding the speech therapy with popular singers, it is perceived that these professionals have reduced the vocal disadvantage after speech therapy; specific vocal warm-ups and vocal deafening for singers are effective and prepare the subject as a whole to sing. Conclusion: Popular and classical singers deal with vocal complaint in different ways, because there are characteristics that permeate the two genres that are peculiar and quite distinct. The impact of the difficulty or vocal problem interferes in different ways in both genres. The protocols of quality of life in voice when specific to the sung voice subsidize the better understanding of how singers relate voice to their occupational activity. Further studies are expected to determine the effectiveness of speech therapy, including the impact of this intervention on the quality of life of popular or classical singing.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectVoice, Singing, Dysphonia, Music, Voice Training, Speech therapy.pt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectCantopt_BR
dc.subjectDisfoniapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectTreinamento da Vozpt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.titleAutoavaliação e desvantagem vocal em cantores populares e eruditos: revisão integrativa de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
puc.centerCentro de Ciências da Vida (CCV)pt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramFonoaudiologiapt_BR


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