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dc.contributor.advisorOliveira, Iara Bittante de
dc.contributor.authorTagliaferro, Sabrina
dc.contributor.authorLaureano, Thais Macedo
dc.date.accessioned2021-03-26T18:29:40Z
dc.date.available2021-03-26T18:29:40Z
dc.date.issued2020-11-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14621
dc.description.abstractIntrodução: A voz é um dos bens mais preciosos da humanidade, é um importante instrumento de comunicação e é também utilizada como um instrumento musical, presente desde a idade medieval e que permite outra forma de expressão através do canto. Cantar exige uma demanda maior de todo o sistema e uma ação articulada e coordenada entre os diferentes recursos do aparelho fonador. A respiração é um dos recursos da fonação que pode ser controlada e ajustada durante o canto, auxiliando na melhora da qualidade e no controle da emissão vocal. Objetivo: Realizar revisão integrativa de literatura relacionada à respiração no canto e seus benefícios, com destaque ao apoio respiratório. Metodologia: Revisão integrativa de literatura que se caracteriza como uma análise qualitativa, descritiva e exploratória. Para realização da busca dos artigos nas bases de dados foram utilizados os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) em português e inglês: canto, respiração, voz, diafragma e fonoaudiologia. Os descritores “canto” e “respiração” foram selecionados como os principais, de forma que foram combinados entre si e entre os demais descritores utilizando o operador booleano ‘’AND’’. Foi utilizado um teste de relevância, para se verificar o atendimento aos critérios de inclusão e assim determinar se os artigos se enquadravam ou não no estudo em conformidade aos seus objetivos. Resultados: Foram encontrados inicialmente 10.394 e após a verificação dos critérios de inclusão restaram 10 artigos. Foi observado que o apoio respiratório contribui para a sustentação das frases musicais, melhora a qualidade da emissão vocal, amplia loudness, auxilia na realização do vibrato, diminui a tensão cervical e escapular, melhora a projeção vocal, auxilia a mudança de tom e contribui para a elevação da pressão subglótica, exigida em emissões de intensidades elevadas. Não existe consenso na literatura em relação ao tipo respiratório preconizado para o canto, sendo que o mais citado foi o intercostal e diafragmático. Não foram obtidos dados científicos referentes a qual seria o valor de TMF preconizado para o canto. Existem controvérsias entre os profissionais do canto em relação à definição do apoio respiratório, porém os estudos citam a participação da musculatura abdominal e do tórax durante o suporte respiratório. Não foram encontradas descrições de estratégias para adequar o apoio respiratório, visto que os estudos preconizaram considerar medidas fisiológicas para definir melhor os aspectos respiratórios no canto. Foram identificadas diferenças entre os gêneros na investigação da ventilação regional (um estudo). Encontraram-se dados sugestivos de que o fator emocional durante a emissão vocal e o nível de experiência profissional podem ter impactos positivos no suporte respiratório. Outro dado relevante foi o de que profissionais do teatro musical precisam de um maior preparo respiratório, pois ao dançar e cantar o consumo de oxigênio aumenta e as demandas cardiovasculares exigidas podem afetar a voz negativamente. Conclusão: O apoio respiratório tem benefícios significativos no canto, mas ainda existem inúmeras controvérsias em relação a definição, estratégias e fatores fisiológicos envolvidos. Há necessidade de mais estudos relacionados ao tema, principalmente no canto popular.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: The voice is one of the most precious assets of humanity, is an important communication instrument and is also used as a musical instrument, present since medieval period, and which allows another way of expression through song. Singing requires greater demand from the entire system and an articulated and coordinated action between the different resources of the vocal apparatus. Breathing is one of the resources of phonation that can be controlled and adjusted during singing, helping to improve the quality and control of vocal emission. Objective: To perform an integrative literature review related to breathe on sing and its benefits, with emphasis on respiratory support. Methodology: Integrative literature review that is characterized as a qualitative, descriptive, and exploratory analysis. To perform the search of the articles in the databases were used the following Health Sciences Descriptors (DeCS) in Portuguese and English: sing, respiration, voice, diaphragm, and speech therapy. The descriptors "sing" and "respiration" were selected as the main ones, so they were combined among themselves and among the other descriptors using the Boolean operator ''AND''. A relevancy test was used to verify compliance with the inclusion criteria and thus to determine whether the articles fit the study or not in accordance with its objectives. Results: Initially were found 10,394 and after checking the inclusion criteria were left 10 articles. It was observed that the respiratory support contributes to the support of musical phrases, improves the quality of vocal emission, amplifies loudness, helps in tone change, and contributes to the elevation of the subglottic pressure, required in high intensity emissions. There is no consensus in the literature in relation to the respiratory type recommended for singing, and the most cited were the intercostal and diaphragmatic. No scientific data were obtained referring to which would be the value of TMF recommended for sing. There are controversies among singing professionals in relation to the definition of respiratory support, but the studies cite the participation of abdominal and thoracic musculature during respiratory support. No descriptions of strategies to adapt respiratory support were found, since the studies recommended considering physiological measures to better define the respiratory aspects in the sing. Gender differences were identified in the investigation of regional ventilation (one study). Suggestive data were found that the emotional factor during vocal emission and the level of professional experience can have positive impacts on respiratory support. Another relevant fact was that professionals in musical theater need greater respiratory preparation, because when dancing and singing oxygen consumption increases and the required cardiovascular demands may negatively affect the voice. Conclusion: Respiratory support has significant benefits in singing, but there are still numerous controversies regarding definition, strategies and physiological factors involved. There is a need for more studies related to the theme, especially in popular singing.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCantopt_BR
dc.subjectRespiraçãopt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectDiafragmapt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectSingpt_BR
dc.subjectRespirationpt_BR
dc.subjectVoicept_BR
dc.subjectDiaphragmpt_BR
dc.subjectSpeech therapypt_BR
dc.titleRespiração e apoio respiratório para o canto: revisão integrativa de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)pt_BR
puc.centerCentro de Ciências da Vida (CCV)pt_BR
puc.graduateProgramNão se aplicapt_BR
puc.embargoOnlinept_BR
puc.undergraduateProgramFonoaudiologiapt_BR


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