dc.contributor.advisor | Tálamo, Maria de Fátima Gonçalves Moreira | |
dc.contributor.author | Maimone, Giovana Deliberali | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T13:27:27Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T13:27:27Z | |
dc.date.issued | 2007-12-12 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14699 | |
dc.description.abstract | As atividades que compreendem o tratamento informacional são amplamente estudadas e aplicadas pela Ciência da Informação no que diz respeito aos documentos impressos, convencionalmente encontrados em bibliotecas e centros de informação. Porém, em relação aos materiais imagéticos, especificamente as obras artístico-pictóricas (pinturas) situadas em ambientes diferenciados encontram-se escassas literaturas, apesar da importância comunicativa e documentária que estes materiais podem oferecer. Partindo da concepção da imagem como fonte de informação e elemento passível de ser analisado e representado, apresenta-se o quadro conceitual da área no que concerne a esta temática, intentando identificar metodologias de tratamento informacional específicas desta tipologia de documento. Nesta perspectiva, com o propósito de evidenciar o estado da arte em cenário paulista, recorre-se à observação de quatro instituições de arte representativas do estado de São Paulo. Análises e propostas são elaboradas a fim de adequar as metodologias encontradas na literatura da área ao contexto nacional, considerando os limites econômicos e sociais. Para demonstrar a possibilidade de aplicação destas propostas, são realizados dois ensaios com duas obras representativas dos museus estudados. Por fim, as considerações revelam a situação de atraso documentário do Brasil em relação aos países desenvolvidos, tornando clara a posição dos museus e pinacotecas em relação ao público: a contemplação. Em contrapartida, esta pesquisa demonstra clara possibilidade de modificação deste quadro, através da aplicação das propostas sugeridas, manifestando preocupações quanto à geração de conhecimentos para o usuário. Utilizou-se para esta pesquisa o método indutivo, partindo-se de dados observados especificamente em cada museu com o intuito de se chegar a uma realidade genérica. | |
dc.description.abstract | The activities that include the informational treatment are broadly studied and applied by Information Science, concerning printed documents, conventionally found in libraries and information centers. However, in relation to imagetic material, specifically the artistic-pictorial works (paintings) situated in different places, there is little literature about the theme, in spite of communicative and documentary importance these materials can offer. Considering image as a source of information and as an element that can be analyzed and represented, the conceptual framework of the area concerning this theme is presented, intending to identify methodologies of informational treatment, specific of this kind of document. In this perspective, with the purpose of evidencing the state of art in Paulista scene, four representative art institutions of the state of São Paulo are observed. Analysis and proposals are elaborated in order to adjust the methodologies found in literatures of the area to the national context, taking into account the economic and the social limits. Two essays with two representative works of the studied museums are made to demonstrate the possibility of appliance of the proposals. Finally, the considerations about the theme reveal the situation of documentary backwardness of Brazil in relation to the developed countries, making the position of museums and painting collection galleries clear in relation to the public: the contemplation. On the other hand, this search demonstrates real possibility of changing this framework, through the application of suggested proposals, expressing worries about the generation of knowledge to the user. This research utilized the inductive method, starting of data observer specifically in each museum with the intent of a general reality. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | tratamento informacional | |
dc.subject | obras artístico-pictóricas | |
dc.subject | cenário paulista | |
dc.subject | museus e pinacotecas | |
dc.subject | ciência da informação | |
dc.subject | informational treatment | |
dc.subject | artistic-pictorial works | |
dc.subject | paulista scene | |
dc.subject | museums and painting collection galleries | |
dc.subject | information science | |
dc.title | Estudo do tratamento informacional de imagens artísticopictóricas: cenário paulista - análises e propostas | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 8933485589661265 | |
puc.advisorLattes | 6110614407789789 | |
puc.referee | Fujita, Mariângela Spotti Lopes | |
puc.referee | Bazi, Rogério Eduardo Rodrigues | |
puc.refereeLattes | 6530346906709462 | |
puc.refereeLattes | 1751762622735503 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | |