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dc.contributor.advisorFalsarella, Orandi Mina
dc.contributor.authorCarmo, Antônio Márcio Mendonça do
dc.date.accessioned2022-02-16T13:32:02Z
dc.date.available2022-02-16T13:32:02Z
dc.date.issued2007-03-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14790
dc.description.abstractNos últimos 11 anos, as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras sofreram uma série de transformações devido às políticas de abertura do Ensino Superior criadas pelo Governo Federal. Esta abertura fez com que uma grande massa de alunos voltasse às salas de aula, o que obrigou as IES, em muitos casos, a rever seus posicionamentos, processos comunicacionais e informacionais e buscar novos indicativos de gestão e de avaliação. A instauração do SINAES Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, em 14 de abril de 2004 pelo Estado, institucionalizou dez dimensões avaliativas que começaram a ser seguidas pelas instituições de ensino. Nesse sentido, este trabalho é um estudo de caso desenvolvido na União Social Camiliana e procura avaliar, por meio dos parâmetros propostos pelo SINAES, como a organização está estruturada no que se refere aos processos de comunicação e informação e, com base nos conceitos de Gestão da Informação e Inteligência Competitiva, propor melhorias. Esta avaliação foi realizada por meio de dois instrumentos: questionários aplicados e relatórios coletados na Instituição. A partir dela, percebemos que a Gestão da Informação e a Inteligência Competitiva podem auxiliar as IES a lidar com conteúdos informacionais e comunicacionais diversos, contribuindo para melhoria dos processos de gestão e melhor articulação das propostas do SINAES. Este trabalho propõe melhorias nos processos de comunicação e informação da União Social Camiliana, utilizando-se dos conceitos de Gestão da Informação e Inteligência Competitiva
dc.description.abstractIn the last 11 years, the Brazilian institutions of higher education passed through several transformations due to the higher education opening politics made by the Federal Government. This opening made a great number of students come back to the classrooms, which forced the IES, in many cases, to review its positions, information and communication processes, and to search new indicative of management and evaluation. The instauration by the Brazilian Government of the SINAES - National System of Evaluation of Higher Education in April 14 of 2004 imposed ten evaluatives dimensions that started to be followed by the higher education institutions. In this direction, this work is a case study developed in the União Social Camiliana and aim to evaluate, through the parameters proposed by the SINAES, how this organization is structured considering the communication and information processes. Improvements are also considered based in the concepts of Information Management and Competitive Intelligence. This evaluation was made through two instruments: applied questionnaires and reports collected in the institution. As a result of this process, we perceive that the Information Management and Competitive Intelligence can assist the IES to deal with varied information and communication contents, contributing for the improvement of the management processes and leading to match the SINAES requirements. This work proposes improvements in the communication and information processes in the União Social Camiliana, using of the concepts of Information Management and Competitive Intelligence.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectSINAES
dc.subjectUnião Social Camiliana
dc.subjectinformação
dc.subjectcomunicação
dc.subjectinteligência competitiva
dc.subjectgestão da informação
dc.subjectavaliação
dc.subjectSINAES
dc.subjectUnião Social Camiliana
dc.subjectinformation
dc.subjectcommunication
dc.subjectcompetitive intelligence
dc.subjectinformation management
dc.subjectevaluation
dc.titleAvaliação dos processos de comunicação e informação com base na gestão da informação e inteligência competitiva: um estudo de caso da união social camiliana
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes1322853821937460
puc.advisorLattes6589404250731341
puc.refereePessini, Leocir
puc.refereeBresciani Filho, Ettore
puc.refereeLattes9706932162215780
puc.refereeLattes9036318965526496
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação


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