Gênese e evolução do mestrado em ciência da informação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas
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Genesis and evolution of the master in information science of the Pontifical University Catholic of CampinasAutor
Sálvio, Sílvia Celeste
Orientador
Kobashi, Nair YumikoData de publicação
27/06/2005Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa configura-se como um estudo diacrônico do percurso do Mestrado em Ciência da Informação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, desde sua criação, em 1977, até o ano de 2004. Nesses 27 anos, o Mestrado modificou por diversas vezes a proposta de curso, foi submetido a avaliações periódicas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, modificou a composição do corpo docente, promoveu um curso de especialização e um mestrado interinstitucional. Foi realizado o resgate da história do curso e sua evolução, traçado o perfil dos egressos e alunos matriculados e as denominações recebidas pelo Mestrado, através de pesquisa documental. Os dados contextuais e históricos apresentados permitem fazer uma auto-avaliação não apenas do Curso de Mestrado da PUC-Campinas, mas também da área de Ciência da Informação. Os dados obtidos permitem elaborar um desenho parcial da área que poderá ser comparado com os demais programas de pós-graduação em Ciência da Informação do país. Essa caracterização pode fornecer subsídios para elaborar ou redirecionar as políticas de desenvolvimento da pós-graduação da área. This study presents the evolution of the Master Course in Information Science of PUC-Campinas, from 1977 to 2004. In this period, the course faced several changes, due to many factors as the recommendations of the national system of master and doctoral courses evaluation (CAPES), changes in the professors staff and also the influences of the development of the scientific area of Information Science. In the present research, the history of the course was based in the analysis of the official documents of the master course. Attention was paid to the profile of the students as well as of those that had concluded the course. As a consequence, comparisons may be enabled with other graduate courses in Information Science. In the same way, the gathered data may allow the development of policies for this scientific area. New perspectives may be identified not only for the PUC-Campinas Master course but also for the area of Information Science based on the present research.
Palavras-chave
Pós-graduaçãoCiência da informação
Perfil corpo discente
Information science graduate programs
Profile - student staff