dc.contributor.advisor | Carvalho, José Oscar Fontanini de | |
dc.contributor.author | Moreira, Jonatan | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T13:32:28Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T13:32:28Z | |
dc.date.issued | 2008-08-08 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14809 | |
dc.description.abstract | O novo desafio para a educacao em geral, e, em especifico para a Educacao a Distancia, e permitir a emancipacao dos individuos na sociedade, de modo a conferir-lhes a capacidade de buscar as informacoes de que necessitam para complementar, continuamente, suas formacoes. Dentro desta realidade, a utilizacao da informacao digital, suportada pelas Tecnologias da Informacao e Comunicacao atualmente disponiveis, multiplica a gama de opcoes disponibilizadas a Educacao a Distancia, o que promove mais formas de acesso, mais flexibilidade e maior agilidade para o individuo em seu ininterrupto processo de busca da informacao desejada. Inserida dentro deste contexto, esta dissertacao tem como proposito o estudo das diferentes formas de tratar e gerir a informacao em suporte digital, empregados pela Ciencia da Informacao, que possam ser aplicadas a Educacao a Distancia. Assim, este trabalho busca estabelecer as possiveis relacoes existentes entre metodos e tecnicas desenvolvidas e/ou empregadas por profissionais da area de Ciencia da Informacao e os modulos que compoem um modelo de Educacao a Distancia, objetivando auxiliar e aprimorar o ambiente informacional que da suporte a Educacao a Distancia segundo o paradigma informacional. | |
dc.description.abstract | The new challenge for education in general and in particular for the Distance Education, is to allow the emancipation of people in society, giving them the ability to seek the information they need to supplement, continuously, their education. Within this reality, the use of digital information, supported by the Information and Communication Technologies currently available, increases the range of options available to the Distance Education, which promotes additional ways of access, more flexibility and greater agility to the individuals in their uninterrupted process to search for desired information. Set within this context, the main goal of this dissertation is to study different ways to treat and manage the digital information used by Information Science and applied to the Distance Education. Therefore, this paper intends to establish possible links between methods and techniques developed and / or used by Information Science professionals and Distance Education sections, in way to improve the informational environment that supports the Distance Education by the informational paradigm. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | ciência da informação | |
dc.subject | fluxo de informação | |
dc.subject | educação a distância | |
dc.subject | information science | |
dc.subject | information flow | |
dc.subject | distance education | |
dc.subject | distance learning | |
dc.title | Estudo de métodos e técnicas em ciência da informação aplicáveis à educação a distância | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 8884309262905369 | |
puc.advisorLattes | 4036634283191761 | |
puc.referee | Lara, Marilda Lopes Ginez de | |
puc.referee | Tálamo, Maria de Fátima Gonçalves Moreira | |
puc.refereeLattes | 6050796477124925 | |
puc.refereeLattes | 6110614407789789 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | |