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dc.contributor.advisorZanaga, Mariângela Pisoni
dc.contributor.authorMoreira, Gardênia Garcia Benossi
dc.date.accessioned2022-02-16T13:32:28Z
dc.date.available2022-02-16T13:32:28Z
dc.date.issued2009-02-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14810
dc.description.abstractAs organizações estão cada vez mais pressionadas a responderem às demandas do mercado e às mudanças sofridas com rapidez, porém buscando as melhores práticas em seus processos. Esta pesquisa procurou, neste contexto, verificar a possibilidade de inter-relação entre a área de Gestão do Conhecimento, que visa o capital intelectual da empresa e seu fomento através do compartilhamento de conhecimento com a área de Treinamento e Desenvolvimento de pessoas, que lida com a capacidade de aprendizado dos funcionários. Outros objetivos foram: analisar os conceitos de Gestão do Conhecimento e de Treinamento e Desenvolvimento disponíveis na literatura, relacioná-los às informações disponíveis em sites de empresas que demonstraram aplicar tais processos em seu ambiente, verificando as adequações ou as inadequações existentes, e, identificar as contribuições da Ciência da Informação para estes processos. O método que norteou esta pesquisa foi o indutivo, possuindo característica qualitativa e bibliográfica. Para tanto, foram escolhidas duas empresas que disponibilizam em seus sites informações sobre os dois processos. A bibliografia selecionada sobre tais processos embasou análise dos sites. Após a análise, identificou-se que a empresa A pratica a Gestão do Conhecimento e o processo de Treinamento e Desenvolvimento seguindo as tendências norteadoras desta área. A empresa B não tem uma prática clara de Gestão do Conhecimento, porém o processo de Treinamento e Desenvolvimento, assim como na empresa anterior, segue as tendências orientadoras da área. Considerou-se também que a Ciência da Informação, tendo a informação como seu insumo básico, contribui satisfatoriamente para estes processos, já que lida com a essência que originará a formação do conhecimento, e que foi a base de estudo nesta pesquisa. Concluiu-se que há convergência entre os processos de Treinamento e Desenvolvimento e Gestão do Conhecimento, visto que o crescimento e desenvolvimento corporativo pressupõem, em dias atuais, a capacidade da empresa em criar conhecimento novo, compartilhando-o entre os funcionários e agregando-o, de forma concreta através do aprendizado, a processos, serviços e produtos.
dc.description.abstractThe organizations have been pressioned to adapt to the economy, so fast, but is necessary to do the better in their job. This paper wanted, in this context, to verify the possibility of the relation between Knowledge Management, that look at the business intellectual capital and promoting it throughout the knowledge sharing and the personnel Training and Development area, that works with the employee learning capability. Other objectives were: to analyze the Knowledge Management and Training and Development concepts available in the literature, doing a relation with the available concepts in organizations sites that put into practice these processes in their environment, verifying if existing or not adjustment, trying to detect possibles contributions of the Information Science. The method was inductive with bibliographic and qualitative characteristics. To do the verifying about the possible relation between Knowledge Management and Training and Development processes, two organizations were chosen, because there was available in their sites some informations about these ones. The bibliography that has been chosen was the based to the analysis. After this, has been identified that the organization A do the Knowledge Management and Training and Development processes, like the directing tendencies to this area. The organization B didn t know clearly about the Knowledge Management, but apply overall the Training and Development processes, like the organization A following the directing tendencies. This paper also considered so that the Information Science has the information in it base, that this one contribute satisfactorily to the Knowledge Management and Training and Development processes therefore the information is the knowledge origin, and has been the base to this paper. Concluding, ratify that Knowledge Management and Training and Development processes are convergent whereas the business increasing and development presume, nowadays, the organization capacity to generate new knowledge, sharing it between the employees and join it through learning, to the proceedings, services and products.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectgestão do conhecimento
dc.subjecttreinamento e desenvolvimento de pessoas
dc.subjectciência da informação
dc.subjectknowledge management
dc.subjectpersonnel training and development
dc.subjectinformation science
dc.titleGestão do conhecimento no treinamento e desenvolvimento de pessoas
dc.title.alternativeKnowledge management in personnel development and training
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9,21056583393978E+015
puc.advisorLattes9,53163112839725E+015
puc.refereeAzzolino, Adriana Aparecida Pessatte
puc.refereeBazi, Rogério Eduardo Rodrigues
puc.refereeLattes4629354869551560
puc.refereeLattes1751762622735503
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação


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