O procedimento multicriterial como contribuição para a tomada de decisão em empreendimentos educacionais privados
Abrir arquivo
Autor
Gonçalves, Dimas Alcides
Orientador
Mattos, Fernando Augusto Mansor deData de publicação
29/05/2008Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O setor econômico educacional privado brasileiro passa por uma situação de retração estrutural de sua demanda desde o final da década passada e com isso a tomada de decisão para novos investimentos tem se tornado uma grande tarefa de planejamento e direção. Vários instrumentos são utilizados para diminuir o grau de risco dessas decisões. A metodologia da análise multricriterial (Método Multicriterial de Avaliação de Alternativas e Apoio a Decisão MCDA) é uma delas. Essa metodologia compõe-se numa estratégia da gestão da informação e do conhecimento para as empresas. O objetivo dessa dissertação é apresentar uma experiência de tomada de decisão com a utilização dessa metodologia adotada por uma instituição de ensino regular básico do setor privado. The Brazilian private sector economic education through a situation of structural retraction of their demand since the end of the last decade and the decision for new investment has become a major task of planning and direction. There are many instruments to reduce the risks of such decisions. The methodology of the analysis multricriterial (Method Multicriterial the Evaluation of Alternatives and Decision Support - MCDA) is one of them. This methodology is a strategy of information management and knowledge for companies. The goal of this dissertation is to provide a decision-making experience with use of the methodology adopted by an institution of education base of the private sector.
Palavras-chave
Gestão da informaçãoGestão do conhecimento nas empresas
Tomada de decisão
Análise multicriterial
Analysis multricriterial
Decision-making
Strategy of information
Strategy of knowledge