O periódico Educar em Revista do setor de educação da Universidade Federal do Paraná (1977-2000): uma análise histórica e temática
Abrir arquivo
Título alternativo
The journal Educar em Revista issued by the UFPR Education Department (1977-200): a historical and thematic analysisAutor
Orientador
Longo, Rose Mary JulianoData de publicação
01/02/2001Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Resgata a trajetória histórica do periódico Educar em Revista do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná realizando análise de conteúdo da produção científica expressa nos seus artigos e/ou documentos sob o enfoque temático, no período compreendido entre 1977 e 2000, data de sua fundação até os dias atuais. Com fundamento na análise identifica as tendências de pesquisa na área de Educação na UFPR. Avalia o periódico Educar em Revista em relação aos critérios UNESCO, SciELO e CNPq/CAPES. Para concretizar os objetivos, buscaram-se informações em documentos do Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação e Administração da Revista, realizaram-se entrevistas com dez coordenadores do PPGE visando preencher lacunas no registro histórico. Os dezenove fascículos foram analisados, quando foi possível identificar títulos dos documentos, os autores, o tipo de autoria e a origem dos autores, os assuntos dos documentos e as palavraschave encontradas. Após relacionar as variáveis citadas em uma base de dados Access, os dados foram tabulados e analisados utilizando-se a técnica de análise documentária e de conteúdo. Os resultados indicam que Educar em Revista é um periódico de cunho científico. Nos documentos registrou-se uma presença maciça de autoria única, com autores em sua grande maioria do Setor de Educação da UFPR, só ocorrendo modificações significativas no período entre 1998 e 2000, quando se observou um crescer das colaborações externas na Revista. A temática dos documentos relacionou-se basicamente com a área de concentração do Programa – Currículo, tendência verificada até 1998, quando a mesma foi extinta.
The present dissertation rescues the historical path of journal Educar em Revista issued by the Education Department of Universidade Federal do Paraná (Paraná Federal University). It does so by analyzing the scientific production contents expressed in its articles and/or thematic documents published from 1977 to 2000, that’s to say, from its establishment to date. Based on such analysis, it identifies research trends in the field of UFPR Education area. It also assess the journal Educar em Revista from the viewpoint of UNESCO, SciELO e CNPq/CAPES criteria. To reach the objectives, information was collected in the Education Post-graduation Program, Education and Administration Department of the Journal and through interviews with ten coordinators of PPGE, in order to complete the information lacking in the historical register. Identification of document titles and authors, authorship type and origin of authors, subject of documents and key-words found. After listing the variables mentioned in the Access data base, data was organized and analyzed using the document and contents analysis technique. The results indicate that Educar em Revista is a scientific journal. We registered a great amount of single authorship, most of the authors belonging to UFPR Education Department. Significant changes happened just from 1998 to 2000, when the journal received increasing external collaborations. The document prevailing themes were related to the Program-Curriculum concentration area. Such trend remained until 1998 when that area was extinguished.
Palavras-chave
Comunicação científicaPeriódico científico
Artigos
Produção científica
Educação
Educar em revista
Scientific communication
Scientific periodicals
Articles
Scientific production
Education
Educar em Revista