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dc.contributor.advisorBarros, Douglas Ferreira
dc.contributor.authorCastro e Silva, Emerson Rocha de
dc.date.accessioned2022-02-16T13:42:46Z
dc.date.available2022-02-16T13:42:46Z
dc.date.issued2021-02-08
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14841
dc.description.abstractO debate sobre as interações entre expressões de espiritualidade e o espaço público abrange hoje um amplo círculo de instituições da sociedade civil. Este é colocado como pauta e suscita o diálogo em diversos âmbitos. Temas como estado laico e pluralidade, liberdade religiosa e democracia vêm sendo trazidos à luz para melhor compreensão dos processos que subjazem a estes. Neste sentido, a escola se coloca como um dos componentes desta dinâmica social, pois em seus espaços de atuação encontram-se as possibilidades e os desafios para uma atitude de tolerância e, portanto, coloca-se como uma prática que deveria abarcar a pluralidade – quer seja religiosa, cultural, étnica ou social. Este trabalho traz uma contribuição a este debate, tendo como objeto de estudo a Pedagogia Waldorf em um recorte teórico que a descreve como educação para a espiritualidade a qual busca integrar expressões diversas no âmbito curricular, antropológico e social através de seus princípios e metodologia de trabalho, levando-se em consideração como este diálogo pode ser construído em uma sociedade plural e laica. Metodologicamente, foram analisados os conceitos de liberdade e espiritualidade, desenvolvidos por Rudolf Steiner na obra A Filosofia da Liberdade (1894), através de comentadores e críticos. Para isto, foi ressaltada a questão de uma educação para tolerância e pluralidade como elementos constituintes de um estado democrático e a partir disto um cotejo acerca da concepção de liberdade conforme assinalado por Steiner e a questão de uma visão não dogmática sobre questões da espiritualidade individual e de sua relação com os valores culturais e religiosos em uma sociedade laica. Objetivando avaliar em que medida se prestam à fundamentação filosófica da Pedagogia Waldorf considerando-a no contexto do debate acerca da questão da laicidade e da pluralidade, essa discussão insere esta pedagogia no campo de discussões sobre espiritualidade e democracia e procura demonstrar a pertinência destas ideias pedagógicas como um conjunto de práticas que proporcionam aos educandos a experiência do pluralismo e de uma atitude de tolerância a partir de sua concepção de espiritualidade. Pôde-se avaliar como a práxis pedagógica através das diversidades culturais precisa encontrar formas atualizadas de expressão para não se tornar anacrônica ou reproduzir modelos de poder, desta forma, foram feitos apontamentos e reflexões pertinentes ao contexto da Pedagogia Waldorf no Brasil.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectPedagogia Waldorf
dc.subjectEducação espiritual
dc.subjectLiberdade
dc.subjectTolerância
dc.subjectPluralidade
dc.subjectDemocracia
dc.subjectWaldorf pedagogy
dc.subjectSpiritual education
dc.subjectFreedom
dc.subjectTolerance
dc.subjectPlurality
dc.subjectDemocracy
dc.titleEscola e experiência do pluralismo na Pedagogia Waldorf: uma cultura escolar para pluralidade
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes9,86840639345702E+015
puc.advisorLattes4396269727605413
puc.refereeSinner, Rudolf Eduard von
puc.refereeMariani, Ceci Maria Costa Baptista
puc.refereeLattes4064857294813986
puc.refereeLattes1239116985139813
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Religião


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