A experiência religiosa presente no dogma da Imaculada Conceição
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The religious experience at the dogma of the Immaculate Conception.Autor
Orientador
Zuben, Newton Aquiles vonData de publicação
21/02/2018Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa tem como objeto o dogma da Imaculada Conceição proclamado pelo Papa Pio IX com a Ineffabilis Deus de 8 de dezembro de 1854, colocando fim a um longo processo histórico de controvérsias em torno da doutrina da Imaculada. Já nos primeiros séculos do cristianismo, com os Santos Padres, desenvolve-se o paralelismo entre Eva e Maria e alguns escritores chegaram a refletir sobre a ideia de pureza e santidade de Maria, com o propósito de exaltar a santidade de Jesus, mas não chegaram a defender a crença na Imaculada. O que se pode afirmar que nestes primeiros séculos há uma crença implícita na doutrina imaculatista. No século VIII, no oriente, aparece a festa da Concepção da Virgem que depois chega ao ocidente por influência do império Bizantino. A definição dogmática está inserida em um contexto histórico complexo iniciado com o fim da idade Media com a Reforma Protestante e inicio da idade moderna com o advento do iluminismo que culmina na Revolução Francesa. Todos esses acontecimentos abalam o poder de influência da Igreja na vida dos fiéis e do Estado. Neste ínterim reina no pontificado Pio IX que usou de todas as ferramentas para lutar contra as ideias modernistas entre elas a proclamação do dogma da Imaculada Conceição. O pontífice faz uso sensus fidei e da tradição e de textos bíblicos para legitimar a doutrina imaculatista. O dogma apresenta uma perspectiva antropológica bem como aplicabilidade na vida do cristão católico quando este olha para a Imaculada e a assume como modelo.
Palavras-chave
Imaculada ConceiçãoHistória
Experiência
Immaculate Conception
History
Experience