O fiel empreendedor, testemunha e ferramenta de marketing - uma análise do discurso acerca dos congressos empresariais da IURD
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The faithful entrepreneur, witness and marketing tool: an analysis of the discourse on IURD’s entrepreneurial congressesAutor
Orientador
Campos, Breno MartinsData de publicação
21/02/2018Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A Reforma Protestante do século XVI originou as igrejas Luterana, Calvinista e Anglicana, inicialmente, que se desdobraram em outras denominações ao longo da história – devido a diversidades nas interpretações teológicas, desentendimento entre líderes ou mesmo para adequação de seu público a novas formas culturais (às vezes progressistas, às vezes conservadoras). O século XX assistiu o nascimento do movimento pentecostal e, nas décadas de 1960 e 70, no Brasil, também como resultado de desdobramentos, surgem as igrejas neopentecostais, das quais a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) é a mais evidente e conhecida – igreja com fundamentos na teologia da prosperidade, que tem se expandido a diversos outros países e tem uma das melhores (senão a melhor) estrutura midiática evangélica dos últimos tempos no Brasil. A IURD tem, em sua programação, encontros diversos e regulares, elaborados a fim de atingir públicos específicos. Dentre eles, há o Congresso para o Sucesso, para incentivar o empreendedorismo de sucesso entre aqueles que a buscam. O objeto desta pesquisa são os testemunhais dos empresários de sucesso da IURD, produzidos em vídeo pela igreja e disponíveis na internet, mas que fazem parte também da sua programação televisiva. Seriam esses testemunhais apenas parte litúrgica do encontro da IURD ou são fortes elementos de propaganda institucional religiosa? A fim de responder a esta questão, utilizamos o método da Análise do Discurso Linguístico, baseado nas obras de Michel Foucault e Eni Orlandi, para analisar os testemunhais comparando sua estrutura com as técnicas de persuasão da propaganda e do marketing, explicitadas por J.A.C. Brown. Pretende-se demonstrar, com bases teóricas e analíticas consistentes, que o discurso presente nos testemunhos influencia o público alvo, motivando sua participação e adesão à igreja. Falamos de uma igreja secularizada, que se utiliza fluentemente de técnicas empresariais eficientes e sabe mesclar aquilo que seria profano (para muitos) ao sagrado, e que cresce e influencia uma sociedade. Conhecer o mercado religioso, suas formas, sua eficiência e seus objetivos sociais e políticos faz-se essencial para compreender a sociedade atual, envolta por uma religiosidade menos social, mais individualista.
Palavras-chave
Igreja Universal do Reino de DeusReligião e mercado
Teologia da Prosperidade
Marketing religioso
Testemunho religioso
Universal Church of the Kingdom of God
Religion and market
Prosperity Theology
Religious marketing
Religious testimony