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dc.contributor.advisorBianchini, David
dc.contributor.authorMartinati, Rafael Rodrigo
dc.date.accessioned2022-02-16T14:18:54Z
dc.date.available2022-02-16T14:18:54Z
dc.date.issued2009-06-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14985
dc.description.abstractEste trabalho discorre sobre acordos de nível de serviços, ou Service Level Agreements (SLA) para serviços Voice over Internet Protocol (VoIP) sobre redes Wireless Local Area Network (WLAN). Foram considerados como fundamentos os frameworks Control Objectives for Information and related Technologies (CobiT), Information Technology Infrastructure Library (ITIL) e as normas ISO/IEC 38.500 e ISO/IEC 20.000-1 e constatouse que a qualidade de fala percebida deve ser um requisito de um SLA para VoIP. Foram analisados os modelos de avaliação de qualidade de fala Mean Opinion Score (MOS), Perceptual Evaluation of Speech Quality (PESQ) e Modelo E, publicados pela International Telecommunications Union (ITU) onde foi identificada a hipótese de que o Modelo E esteja em conformidade com os frameworks de governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), por fornecer um indicador, o fator R, que pode ser considerado como um indicador de SLA. Para comprovação desta hipótese, foram analisados dados, obtidos em uma emulação de um ambiente real de redes WLAN para medição da variação do fator R, utilizando-se de dispositivos codificadores (CODEC) e cenários diferentes. Constatou-se que o fator R apresentou a mesma tendência de qualidade de fala nos diferentes dispositivos CODEC. Foram então comparadas as variações de jitter e taxa de perda de pacotes nos mesmos cenários e codificadores para analisar se a variação destas métricas possui relacionamento com as medidas do fator R. Identificou-se então que o fator R apresenta características que permitem que ele seja inserido em um SLA de um serviço VoIP, viabilizando assim a requisitos de governança e gestão de serviços de TIC.
dc.description.abstractThe objective of this paper is to analyze the development of Service Level Agreement to Voice over Internet Protocol over WIFI services in compliance with COBIT, ITIL and ISO / IEC 20.000-1:20005 and ISO 38.500 frameworks, specially using perceived quality of speech as a SLA requirement . The models MOS, PESQ and E MODEL published by the ITU for evaluation of quality of speech analyzed was identified the hypothesis that the E MODEL provide compliance with the frameworks of ICT governance. It was emulated a Voice over Internet Protocol over WIFI scenario and measured is the variation of the R FACTOR, in different encoders and compared with the changes in jitter and rate of loss packets. We can conclude that E model has characteristics that make it able to be inserted into a Service Level Agreements for Voice over Internet Protocol over WIFI service.
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectCobiT
dc.subjectITIL
dc.subjectISO 20.000
dc.subjectISO 38.500
dc.subjectSLA
dc.subjectVoIP
dc.subjectWLAN
dc.titleFrameworks de governança de TIC aplicados em SLA de VoIP sobre WLAN
dc.title.alternativeICT governance frameworks applied on SLA for VoIP over WLAN
dc.typeDissertação
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes4581039615642471
puc.advisorLattes5563637821003140
puc.refereeReggiani, Norma
puc.refereeRunstein, Fernando Oscar
puc.refereeLattes4347351326873820
puc.refereeLattes7005518541991403
puc.centerCEATEC – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias
puc.notePrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (até abril de 2021)
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Redes de Telecomunicações


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