Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência
Abrir arquivo
Autor
Santos, Selma Aparecida Rodrigues dos
Orientador
Almozara, Paula Cristina SomenzariData de publicação
19/12/2019Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Na sociedade da informação, o hábito de ler está relacionado também aos novos contextos sociais, que, interligados pelas culturas digitais, são espaços daqueles que leem em outros gêneros, como blogues, tweets, e-mails, posts. Por essa perspectiva, ler é uma competência fundamental para ser cidadão ativo em nosso mundo, sendo a leitura literária parte disso. Contudo, nós, educadores, enfrentamos o desafio diário que se tornou a formação de nossos estudantes em sujeitos leitores, principalmente, no que concerne às leituras literárias. Este estudo é uma narrativa de minha experiência enquanto educadora/ pesquisadora na formação de leitores adolescentes. Ele propõe um diálogo a partir das vivências leitoras (minhas e de meus ex-alunos) dentro e fora do espaço salas de aula, para a compreensão das subjetividades envolvidas no pacto de leitor entre esses sujeitos e as obras lidas. Representa parte das minhas descobertas nesse processo e, como “laboratório de pensamento”, numa perspectiva interdisciplinar, tomando a poética de investigação como base, é o registro dessa trajetória composta pelas narrativas de si dos envolvidos. In the information society, the habit of reading is also related to new social contexts, which, interconnected by digital cultures, are spaces of those who read in other genres, such as blogs, tweets, emails, posts. From this perspective, reading is a fundamental competence to be an active citizen in our world, and literary reading is part of it. However, we educators face the daily challenge that has become the formation of our students as reader subjects, especially concerning literary readings. This study is a narrative of my experience as an educator/researcher in the formation of adolescent readers of literature. He proposes a dialogue from the reading experiences (mine and my former students) inside and outside the classrooms space, for the understanding of the subjectivities involved in the reader pact between these subjects and the read works. It represents part of my discoveries in this process and, as a “laboratory of thought,” from an interdisciplinary perspective, taking the poetics of inquiry as its basis, is the record of this trajectory composed of the self-narratives of all concerned.
Palavras-chave
Escrita de siLeitura subjetiva
Formação leitora
Narrativa de experiência
Adolescência
Literatura
Self-writing
Subjective reading
Reader training
Experience narratives
Adolescence
Literature