Inscrições híbridas da ceramista
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Autor
Azevedo, Acácia Rósea Souza
Orientador
Andrade, Eliane Righi deData de publicação
28/06/2021Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
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A presente pesquisa se dedica a relacionar os processos da arte cerâmica aos modos de subjetivação da ceramista, em agenciamentos e fluxos, entre objetos humanos e não humanos, no espaço do ateliê, levando em consideração as contribuições da psicanálise, filosofia, arte e estudos sobre tecnologia de si, que dialogam com todo o mover-se da ceramista em processos de (des)dobramentos e suas relações de sentidos no ato de criação. Para tanto, articula-se os conceitos de: acontecimento, hecceidade, devir, diferença, agenciamento, arquivo, memória, desejo e inscrições. Busca-se correlacionar as formas de agenciamento em processo de (re)(des)construção de si com o O(o)utro, ou seja, com outros ceramistas, com as tradições, técnicas, ferramentas, espaços reais e virtuais. Procura-se, com isso, compreender como esses elementos se integram no conjunto de procedimentos ligados à prática e, por seguinte, à arte. Para tal estudo, analisa-se o corpus composto por diários pessoais, fotografias e blog da autora desta dissertação. Desta maneira, opta-se pela autonarrativa como método para compor a escrita, juntamente a uma atitude interpretativa e reflexiva, que dialoga com as experiências e poética da artista-ceramista-pesquisadora, sua relação com a história e os rastros que evidenciam construções subjetivas e modos de existência, considerando processos sociais e culturalmente traçados no coletivo e em articulações rizomáticas. This research is an auto narrative about the processes of ceramic art and the ceramist’s processes of subjectivity, which articulates assemblages and flows between human and non-human objects in the studio space, considering the contributions of psychoanalysis, philosophy, art, and studies on technologies of the self, which dialogue with the movement of the ceramist in “(un)folding” subjective processes and their relations with the act of creation. For this purpose, the theoretical concepts of event, haecceity, becoming, difference, assemblage, archive, memory, desire, and inscription are articulated, aiming to correlate the forms of assemblage in the process of (re)(de)construction of the self with the O(o)ther (other ceramists, traditions, techniques, tools, real and virtual spaces). The main objective is to understand how these elements are integrated into the set of processes linked to the practice of ceramics and art, reviewing the corpus comprised of the researcher’s personal diaries, photographs, and blog. In accordance with those aims, the self-narrative is chosen as a method to compose the writing, together with an interpretative and reflective attitude, which dialogues with the experiences and poetics of the artist-ceramist-researcher in the relationship with history and traces of subjective constructions and modes of existence, revealing that those processes are socioculturally outlined in collective and rhizomatic articulations.
Palavras-chave
Cerâmica artísticaModos de subjetivação
Memória
Agenciamento
História dos ateliês
Ceramic Art
Processes of Subjectivity
Memory
Assemblages