Uso de Big Data em mídias sociais: panorama atual na ciência
Abrir arquivo
Autor
Almeida, Suzane Mangini
Orientador
Pereira, Cesar AntonioData de publicação
19/12/2018Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Presente às transformações impulsionadas pela internet, verificou-se a disseminação do uso de mídias sociais e o emprego do Big Data como ferramenta capaz de estabelecer relação entre uma grande quantidade de dados inaugurando um campus de possibilidades para a pesquisa científica nos mais diversos campos do conhecimento. A pesquisa apresentou um panorama da produção científica que relaciona o uso de Big Data e Mídias Sociais segundo artigos publicados em periódicos indexados na base de dados Web of Science. Com caráter exploratório e de abordagem qualitativa-quantitativa, o estudo aplicou procedimentos de análises bibliométrica e cientométrica, além de análise de conteúdo. O corpus constituiu-se de 541 artigos que permitiu identificar o comportamento temático e empírico a luz do posicionamento geográfico e temporal, bem com analisar as contribuições e limitações nos diferentes campos do conhecimento. Os resultados evidenciam ampla diversificação de campos do conhecimento com interesses de pesquisa sobre a temática distribuídos em curto espaço de tempo, em variados contextos temáticos e em crescimento quantitativo. Com relação ao posicionamento geográfico identifica-se grande interesse de pesquisa em muitos países com grande concentração nos Estados Unidos da América. Fundamentalmente as pesquisas sobre Big Data e mídia social encontram-se em processo de consolidação na ciência Face to the transformations driven by the internet, it was verified the dissemination of social media usage and the application of Big Data as a tool capable of establishing a relationship between a great amount of data inaugurating a campus of possibilities for scientific research in the most diverse fields of knowledge . The research presented an overview of the scientific production that relates the use of Big Data and Social Media according to articles published in journals indexed in the Web of Science database. With an exploratory and qualitative-quantitative approach, the study applied bibliometric and scientometric analysis procedures, as well as content analysis. The corpus consisted of 541 articles that allowed the identification of thematic and empirical behavior in the light of the geographical and temporal positioning, as well as analyzing the contributions and limitations in the different fields of knowledge. The results show a wide diversification of fields of knowledge with research interests on the subject distributed in a short period of time, in various thematic contexts and in quantitative growth. Regarding geographic positioning, there is great research interest in many countries with great concentration in the United States of America. Fundamentally research on Big Data and social media is in the process of consolidation in science.
Palavras-chave
Big DataMídia social
Cientometria
Bibliometria
Big data
Social media
Bibliometric
Scientometric