Gestão estratégica sustentável: uma proposta para pequenas empresas
Abrir arquivo
Título alternativo
Sustainable Strategic Management: A Proposal for Small BusinessAutor
Orientador
Ferreira, Denise Helena LombardoData de publicação
17/12/2019Tipo de conteúdo
DissertaçãoPrograma de Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em SustentabilidadeDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A crescente conscientização da sociedade e das suas organizações sobre as consequências ambientais e sociais das atividades antrópicas, principalmente as atividades econômicas que se relacionam com as mudanças climáticas, a escassez de recursos, a poluição local e o constante e elevado crescimento populacional, colocaram em evidência o grande desafio que significa o engajamento das organizações no fomento da sustentabilidade. Esse desafio tem um nível potencialmente elevado quando se trata de pequenas empresas, tanto pela limitação de recursos disponíveis quanto pela falta de capacidades e competências que permitam planejar, implementar e controlar modelos de gestão sustentáveis. Assim, o objetivo principal desta dissertação foi elaborar uma proposta de gestão estratégica sustentável para uma pequena empresa do setor alimentício, localizada na cidade de Poços de Caldas/MG. Para isso, teve-se como base a realidade vivenciada pela empresa objeto de estudo, os conceitos da administração estratégica e do Balanced Scorecard (BSC), além de avaliar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, estudos teóricos e aplicados, que abordaram a gestão sustentável em pequenas empresas, tendo como uma das ferramentas o BSC. Como resultado, obteve-se um modelo de gestão, pautado nos princípios da sustentabilidade e na estratégia empresarial, que, visando a implementação eficiente e aplicação permanente na pequena empresa, utiliza o quadro de implementação e controle estratégico proposto pelo BSC, denominada de Gestão Estratégica Sustentável (GES). Finalmente, entende-se que a eficácia e eficiência de um modelo de gestão passam, também, pelo seu alinhamento com a postura estratégica da empresa, além da disponibilidade e disposição dos seus recursos e competências, como proposto para a pequena empresa objeto desta dissertação. Espera-se que futuramente o modelo desenvolvido possa ser implementado pela empresa e, também, testado em outras pequenas empresas.
The growing awareness of society and its organizations about the environmental and social consequences of human activities, especially economic activities related to climate change, scarcity of resources, local pollution and the constant and high population growth, have highlighted the great challenge of engaging organizations in fostering sustainability. This challenge is potentially high when it comes to small businesses, both by limiting available resources and by the lack of skills and competencies that enable them to plan, implement and control sustainable management models. Thus, the main objective of this dissertation was to elaborate a proposal of sustainable strategic management for a small company of the alimentary sector, located in the city of Poços de Caldas / MG. In order to achieve this, the concepts of strategic management and the Balanced Scorecard (BSC), as well as evaluating, by means of a bibliographical research, theoretical and applied studies that deal with sustainable management in small companies, having as one of the tools the BSC. As a result, a management model based on the principles of sustainability and business strategy was obtained, which, for efficient implementation and permanent application in the small company, uses the framework of implementation and strategic control proposed by the BSC, called Strategic Sustainable Management (GES). Finally, it is understood that the effectiveness and efficiency of a management model also pass through its alignment with the strategic posture of the company, besides the availability and disposition of its resources and competences, as proposed for the small company object of this dissertation. It is hoped that in the future the developed model can be implemented by the company and also tested in other small companies.
Palavras-chave
Responsabilidade Social CorporativaÉtica corporativa
Novo Institucionalismo
Institucionalização de ações sociais
Região Metropolitana de Campinas