Responsabilidade socioambiental em uma instituição de ensino superior: um estudo sobre a viabilidade de adoção das práticas de compras sustentáveis
Abrir arquivo
Autor
Orientador
Ferreira, Denise Helena LombardoData de publicação
16/12/2019Tipo de conteúdo
DissertaçãoPrograma de Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação em SustentabilidadeDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A compra sustentável é uma importante ferramenta em prol do desenvolvimento social, econômico e ambiental e, no entanto, sua exploração é relativamente reduzida no Brasil, especialmente em Instituição de Ensino Superior (IES) Privada. Percebe-se que essa prática está mais concentrada em empresas públicas, decorrente das exigências legais da Lei de Licitação Pública. As Instituições de Ensino Superior são formadoras de opiniões e propulsoras de novos padrões, seja em virtude da prestação do serviço social de que são incumbidas, ou por liderarem pelo exemplo ao exercerem a função de empregadores e consumidores de grande escala. Diante desse relevante cenário, o objetivo desta pesquisa é identificar os benefícios e os obstáculos da adoção de práticas de compras sustentáveis em uma Instituição de Ensino Superior Privada Comunitária, com a finalidade de verificar possibilidades de implementação dessas práticas. Trata-se de uma pesquisa que se caracteriza, metodologicamente, como exploratória quanto aos seus propósitos. A coleta e análise de dados foram orientadas por um levantamento documental, baseado em uma abordagem quantitativa. Os dados originaram-se na obtenção dos preços apresentados pelos fornecedores nos processos de cotação que a IES estudada realiza para definir as suas compras, como também na pesquisa e busca de informações sobre cada produto analisado, nos sites dos respectivos fornecedores especializados. Como resultado, discorre-se sobre a possibilidade de adoção das principais práticas de compras sustentáveis na IES, apresentando os obstáculos e os benefícios que as práticas de compras sustentáveis podem trazer para uma Instituição de Ensino Superior Privada Comunitária, com vistas ao atendimento das dimensões social, econômica e ambiental. Na conclusão, argumenta-se sobre as vantagens da adoção das compras sustentáveis pelas IES e, destaca-se a relevância de assumirem uma postura de propagação das iniciativas que promovam padrões de consumo mais sustentáveis, visto que desempenham um papel fundamental na formação social e profissional dos indivíduos. A compra sustentável é uma importante ferramenta em prol do desenvolvimento social, econômico e ambiental. Foi possível identificar que o custo foi a barreira mais significativa, seguida da incipiência de fornecedores preparados para atender a demanda de produtos e serviços sustentáveis. No sentido de contornar esses obstáculos, ações internas podem ser implementadas, tais como: fazer compras coletivas com outras IES, fazer campanhas de conscientização interna, desenvolver um plano de gerenciamento de resíduos, criar políticas de desenvolvimento de produtos e fornecedores e, buscar parceria com fornecedores, clientes, setores da sociedade, poder público, entre outros.
Sustainable purchasing is an important tool for social, economic and environmental development and, however, its exploitation is relatively low in Brazil, especially in Private Higher Education Institution (HEI). It is noticed that this practice is more concentrated in public companies, due to the legal requirements of the Public Bidding Law. Higher Education Institutions are opinion-makers and propellers of new standards, either by virtue of their social service delivery, or by leading by example in their role as employers and large-scale consumers. Given this relevant scenario, the objective of this research is to identify the benefits and obstacles of adopting sustainable purchasing practices in a Community Private Higher Education Institution, with the purpose of verifying possibilities for implementing such practices. It is a research that is methodologically characterized as exploratory as to its purposes. Data collection and analysis were guided by a documentary survey based on a quantitative approach. The data originated from obtaining the prices presented by the suppliers in the quotation processes that the studied HEI conducts to define their purchases, as well as in the research and search for information about each product analyzed, in the websites of the respective specialized suppliers. As a result, we discuss the possibility of adopting the main sustainable purchasing practices in HEI, presenting the obstacles and benefits that sustainable purchasing practices can bring to a Community Private Higher Education Institution, with a view to meeting the social, economic and environmental dimensions. In conclusion, it is argued about the advantages of the adoption of sustainable purchases by HEIs and highlights the relevance of taking a posture of propagating initiatives that promote more sustainable consumption patterns, as they play a fundamental role in social and vocational training of individuals. Sustainable purchasing is an important tool for social, economic and environmental development. It was possible to identify that cost was the most significant barrier, followed by the incipience of suppliers prepared to meet the demand for sustainable products and services. In order to circumvent these obstacles, internal actions can be implemented, such as: making collective purchases with other HEIs, conducting internal awareness campaigns, developing a waste management plan, creating product and supplier development policies and seeking partnership with suppliers, customers, sectors of society, public authorities, among others.
Palavras-chave
Desenvolvimento SustentávelAgenda 2030
Habitação Social
Organização social TETO
Sustainable development
Agenda 2030
Social housing
Social organization TETO