dc.contributor.advisor | Branchi, Bruna Angela | |
dc.contributor.author | Pereira, Renata Covisi | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T14:56:41Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T14:56:41Z | |
dc.date.issued | 2017-12-17 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15244 | |
dc.description.abstract | O conceito de sustentabilidade pode ser aplicado às diversas formas de relação entre o homem e seu habitat. Os deslocamentos de pessoas e mercadorias são aspectos das condições de vida nas cidades e seus desdobramentos, representando parcela dessa associação. O processo de urbanização e a ampliação da área ocupada pelas cidades dificultam esses deslocamentos, causando problemas na mobilidade urbana. O transporte coletivo urbano, que pode ser uma alternativa para dinamizar a mobilidade e reduzir a utilização do transporte individual, tem sido enfraquecido e sucateado por políticas que vão na contramão da sustentabilidade. O uso de combustíveis fósseis, consequência da opção pelo transporte rodoviário de pessoas e mercadorias, é conhecido como uma das principais causas da poluição atmosférica. Nesse contexto, o intenso uso de transporte motorizado torna necessário aprofundar o debate sobre a mobilidade urbana sustentável. O objetivo principal desta pesquisa é discutir a mobilidade urbana sustentável, com foco no transporte público coletivo, seus efeitos sociais, econômicos e os impactos ambientais dos diferentes tipos de combustível. Para isso serão utilizados diferentes métodos: pesquisa bibliográfica, elaboração de um índice de mobilidade urbana sustentável e Avaliação de Custos Completos. Estes deverão auxiliar na resposta à seguinte questão: A mobilidade urbana sustentável pode ser alcançada por meio da ampliação e melhoria no transporte coletivo urbano, sendo a utilização de combustíveis renováveis (biodiesel e eletricidade) em substituição aos fósseis (diesel) uma boa alternativa para esses avanços? Como resultados temos a indicação de que, no município de Campinas, a mobilidade sustentável tem sido afetada negativamente pelo uso indiscriminado de veículos individuais motorizados, pelo consumo de combustíveis fósseis, e pelo aumento constante da frota. Por fim, a partir da comparação por meio da Avaliação de Custos Completos, pode-se observar que a utilização de ônibus movidos à energia elétrica, em comparação com o diesel e o biodiesel, é a melhor alternativa nas três dimensões da sustentabilidade, com destaque para a dimensão ambiental. | |
dc.description.abstract | The concept of sustainability can be applied to the various forms of relationship between man and his habitat. The displacements of people and goods are aspects of the living conditions in the cities and their unfolding, representing part of this association. The process of urbanization and the widespread growth of the cities interfere with these displacements, causing problems in urban mobility. The collective urban transport, which can be an alternative to boost mobility and reduce the use of individual transport, has been weakened and scrapped by policies that go against sustainability. The use of fossil fuel, a consequence of the road transportation option for people and goods, is known as one of the main causes for pollution. In this context, the intense use of motorized transport makes it necessary to deepen the debate on sustainable urban mobility. The main purpose of this research is to discuss sustainable urban mobility, focusing on collective public transportation, its social and economic effects and the environmental impacts of different types of fuel. To achieve this goal, different methods will be used: bibliographic research, elaboration of an index of sustainable urban mobility and Full Cost Accounting Evaluation. These should help answering the following question: Can sustainable urban mobility be achieved by expanding and improving collective urban transport, with the use of renewable fuels (biodiesel and electricity) replacing fossil fuels (diesel) a being good alternative for these advances? As results we found that, in the city of Campinas, sustainable mobility has been negatively affected by the indiscriminate use of individual motorized vehicles, the consumption of fossil fuels, and by the constant increase of the fleet. Finally, from the comparison carried through the Full Cost Accounting Evaluation, it can be observed that the use of electric-powered buses, when compared to diesel and biodiesel, is the best alternative in all three dimensions of sustainability, specially in the environmental dimension. | |
dc.description.sponsorship | Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Fragmentação Florestal | |
dc.subject | Efeito de Borda | |
dc.subject | Líquens | |
dc.subject | Poluição do Ar | |
dc.subject | BioindicadoresForest Fragmentation | |
dc.subject | Border effect | |
dc.subject | Lichens | |
dc.subject | Air Pollution | |
dc.subject | Bioindicators | |
dc.title | Mobilidade urbana sustentável: alternativas energéticas para o transporte coletivo urbano no município de Campinas/SP | por |
dc.title.alternative | Sustainable Urban Mobility: Energy Alternatives for Collective Urban Transport in the City of Campinas / SP | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 4233840607258947 | |
puc.advisorLattes | 4242876569143258 | |
puc.advisorLattes | 5309189687577128 | |
puc.referee | Corazza, Rosana Icassatti | |
puc.referee | Merlin, José Roberto | |
puc.referee | Borges, Izaias de Carvalho | |
puc.refereeLattes | 5790124540138007 | |
puc.refereeLattes | 9,8317581165864E+015 | |
puc.refereeLattes | 1347735946376791 | |
puc.center | CEA – Centro de Economia e Administração | |
puc.graduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade | |
puc.contributor.co-advisor | Ferreira, Denise Helena Lombardo | |