Entre cartas, fóruns e brincadeiras: vivências de crianças na travessia da educação infantil para o ensino fundamental
Abrir arquivo
Autor
Orientador
Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi daData de publicação
27/02/2020Tipo de conteúdo
TeseDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Este estudo aborda o processo de transição da Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF), tendo como problema de pesquisa como a criança se relaciona afetivamente frente a uma dada situação social que tem potência para afetar sua maneira de ser, agir, sentir, conceber e representar as experiências na travessia da EI para o EF. O objetivo central foi investigar como a criança se responde afetivamente à situação da travessia da EI para o EF. Como as crianças pensam, percebem e se sentem saindo da Educação Infantil? Como elas encaram a transição para o Ensino Fundamental e para a nova escola? Os objetivos específicos foram assim delineados: (i) identificar como a criança se relaciona afetivamente numa dada situação social; (ii) investigar o que as crianças dizem, o que pensam, sentem e esperam do período de transição e da nova escola; (iii) identificar se e como as crianças se referem ao deslocamento da importância que a atividade de brincar tem no contexto da EI para o plano secundário que esta ocupa no EF. Esta pesquisa tem como princípios teóricos e metodológicos os advindos da Teoria Histórico-Cultural. O trabalho de campo foi realizado em duas fases: a primeira, no 2º semestre de 2017 com um grupo de crianças de duas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI 1 e EMEI 2) e, após a passagem das crianças da EMEI1 para o 1º ano do Ensino Fundamental, junto com sua nova turma, no 1º semestre de 2018 (na Escola Municipal de Ensino Fundamental 1 – EMEF1). Foram realizadas observações participativas, produção de correspondência por meio de cartas trocadas entre as turmas, construção de maquete representando contextos escolares e fóruns de discussão entre as crianças com a participação de sua professora. A partir das análises do material empírico apresentamos cinco eixos temáticos definidos para categorizar as falas das crianças de acordo com suas referências a: atividades pedagógicas; brincar; relações interpessoais/pessoas; sentimentos; descrição do espaço físico/objetos/mobiliário. Ressaltamos que no decorrer da vida as diferentes etapas de desenvolvimento são marcadas por transformações e, ao experienciá-las, somos tomados por certas expectativas. Assim ocorre com o processo de transição da criança do EI-EF, iniciando outro ciclo de desenvolvimento, com novas experiências escolares, durante as quais as crianças de nossa pesquisa indicam que passam por situações de medo e de desespero, como também, de alegria, de prazer e de saudade. Os resultados da pesquisa evidenciam, de modo inédito, que a expressão desses sentimentos varia a depender da circunstância e do tipo de atividade proposta para que as crianças digam o que pensam, sentem e esperam do período de transição e da nova escola. Estes resultados nos dão razões para sugerir a importância de criação de distintas práticas, com características estruturais diferentes entre si, que dêem oportunidade para que as crianças reflitam sobre o que estão vivendo/viverão e que estas experiências se constituam em vivências enriquecedoras de sua personalidade. A tese que defendemos é que nem tudo o que acontece nesta travessia escolar pode ser considerado vivência, mas situações distintas de escuta das crianças em contextos distintos podem promover transformações de experiências em vivências contribuindo para constituição e desenvolvimento do sujeito.
This research looks at the transition process from Preschool to Elementary Education, whose research problem is how the child relates affectively in a given social situation when expressing his way of being, acting, feeling, conceiving and representing the transition from Preschool to Elementary Education. The central objective was to investigate how the child relates to the situation of transition from Preschool to Elementary Education. How do children think, perceive and feel leaving Preschool? How do they view the transition to elementary school and the new school? The specific objectives were outlined as follows: (i) identify how the child relates affectionately in a given social situation; (ii) investigate what the children say, what they think, feel and expect from the transition to elementary school and the new school? (iii) identify if and how the children refer to the shift in importance that the activity of playing has no context from preschool to the secondary level that occupies in school. This research has as theoretical and methodological principles that come from the Historical-Cultural Theory. The fieldwork was carried out in two phases: in the 2nd semester of 2017 with a group of children from two municipal schools of preschool (EMEI 1 e EMEI 2) and, after the passage of children from EMEI1 to the 1st year of elementary school, together with their new class, in the 1st semester of 2018 (at EMEF1). Participatory presentations, production of correspondence through letters, construction of a model, presentation of school contexts and discussion forum among children with the participation of their teacher were carried out. The thesis that we defend is that not everything that happens can be considered an perezhivanie, but different situations of listening to children in different contexts can promote transformations of experiences in perezhivanie contributing to the constitution and development of the subject. From the analysis of the empirical material, we present five thematic axes used to categorize the children's speeches: pedagogical activities; play; interpersonal relations/people; feelings; description of the physical space/objetcs/furniture. We emphasize that, throughout life, the different stages of development are marked by transformations and when experiencing them, we are taken by certain expectations. This is also what happens with the transition process from Preschool to Elementary Education, another cycle of life development, with new school experiences, during which the children of our research indicate that they experience situations of fear and despair, as well as joy, pleasure and longing.The results of the research showed, in an unprecedented way, that the expression of these feelings varies depending on the circumstance and the type of activity proposed for the children to say what they think, feel and expect from the transition to elementary school and the new school. These results give us reasons to defend the thesis of the relevance of creating different practices, with different structural characteristics, which give children the opportunity to reflect on what they are living and that these experiences become in enriching perezhivanie of your personality.
Palavras-chave
TransiçãoPesquisa com crianças
Teoria Histórico-Cultural
Vivência
Transition
Research with children
Historical-Cultural Theory
Perezhivanie