dc.contributor.advisor | Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade | |
dc.contributor.author | Abreu, Maria das Graças dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T17:55:03Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T17:55:03Z | |
dc.date.issued | 2019-09-11 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15269 | |
dc.description.abstract | Esta investigação, com foco na formação do professor de matemática, orienta-se pela questão: Como alunos da graduação em matemática relacionam o seu percurso formativo, nas diferentes experiências durante o curso, com a sua formação docente quando são convidados a escrever narrativas sobre o processo vivido? A pesquisa foi gerada a partir de discussões realizadas em sala de aula, pautadas nas experiências que os(as) alunos(as) trazem: das aprendizagens decorrentes dos contextos escolares; das experiências no ensino básico; dos estágios supervisionados; da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência; dos trabalhos de monitoria e da realização de iniciação científica. A inquietação com o conhecimento que é produzido durante a graduação, nos diferentes contextos formativos, e de como esses conhecimentos são entendidos pelos alunos como decisivos para a sua futura atuação profissional, foram os grandes impulsionadores deste trabalho de doutorado. Por objetivo a pesquisa buscou compreender como se dá a constituição do professor de matemática que participou de experiências formativas diferenciadas durante a licenciatura, investigando como essas vivências impactam o processo formativo, considerando o revelado na escrita de narrativas. A pesquisa narrativa foi escolhida como método de investigação, mas também como possibilidade epistemológica relacionada com as aprendizagens ocorridas durante a formação. Os dados produzidos, e que serviram de subsídio para as reflexões e análises, foram constituídos de: diário de anotações da pesquisadora, elaborado numa perspectiva de acompanhamento longitudinal dos alunos durante o curso de graduação; narrativas escritas pelos participantes e pela pesquisadora; gravações em áudio e vídeo, junto a uma escuta sensível de encontros realizados com objetivo de revisão das análises empreendidas. Foram realizados cruzamentos das informações veiculadas nos encontros e nas narrativas elaboradas em diferentes momentos da formação: ao final dos semestres letivos, durante a participação nas experiências formativas e sobre o exercício da profissão docente. Os participantes foram convidados a compor narrativas que privilegiassem os episódios entendidos como formativos, desde a educação básica até o momento em que se encontravam no curso. A discussão apresentada sobre a formação do professor ancorou-se em referenciais teóricos que se fundamentaram em estudos que favorecem uma formação crítica-reflexiva autônoma. Com base nas leituras realizadas, nos narrados pelos envolvidos, nas escutas e nos encontros, foi possível identificar a relevância de pensar a formação a partir das experiências pessoais e das do outro. O diálogo permitiu a cada participante apresentar sua história e encontrar-se nas dos demais, constituindo-se nesse percurso professor. Por fim, as narrativas das experiências formativas identificaram o valor das aprendizagens que foram sendo incorporadas à identidade docente. | |
dc.description.abstract | This research, focusing on the formation of the mathematics teacher, is guided by the question: How do undergraduate students in mathematics relate their educational path, in the different experiences during the course, with their teacher education when they are invited to write narratives about the lived process? The research was generated from discussions held in the classroom, based on the experiences that students bring: from learning resulting from school contexts; of experiences in basic education; supervised internships; participation in the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships; monitoring work and scientific initiation. The concern with the knowledge that is produced during graduation, in the different formative contexts, and how this knowledge is understood by the students as decisive for their future professional performance, were the major drivers of this doctoral work. The research aimed to understand how the constitution of the mathematics teacher who participated in different formative experiences during the undergraduate course, investigating how these experiences impact the formative process, considering what is revealed in the writing of narratives. Narrative research was chosen as a method of investigation, but also as an epistemological possibility related to the learning that occurred during the formation. The data produced, which served as a subsidy for reflections and analysis, consisted of: the researcher's diary of notes, prepared in a perspective of longitudinal monitoring of students during the undergraduate course; narratives written by the participants and the researcher; audio and video recordings, together with sensitive listening to meetings held with the purpose of reviewing the analyzes undertaken. Crossings of the information conveyed in the meetings and narratives elaborated in different moments of the formation were carried out: at the end of the semesters, during the participation in the formative experiences and on the exercise of the teaching profession. Participants were invited to compose narratives that favor the episodes understood as formative, from basic education until the moment they were in the course. The discussion presented about teacher education was based on theoretical references based on studies that favor an autonomous critical-reflexive formation. Based on the readings made, the narratives of those involved, the listening and the meetings, it was possible to identify the relevance of thinking the formation from the personal experiences and the other. The dialogue allowed each participant to present his or her story and meet in the others, constituting this teacher course. Finally, the narratives of the formative experiences identified the value of the learning that was incorporated into the teaching identity. | |
dc.description.sponsorship | Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Narrativas | |
dc.subject | Formação do Professor de Matemática | |
dc.subject | Experiências de Formação. | |
dc.subject | Narratives | |
dc.subject | Mathematics Teacher training | |
dc.subject | Training Experiences. | |
dc.title | Experiências formativas na licenciatura em matemática: perspectivas e contribuições | |
dc.title.alternative | Formative Experiences in Math Licensing: prospects and contributions | |
dc.type | Tese | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 6276753402517432 | |
puc.advisorLattes | 7733644439876265 | |
puc.referee | Prado, Guilherme do Val Toledo | |
puc.referee | Gama, Renata Prenstteter | |
puc.referee | Tortella, Jussara Cristina Barboza | |
puc.referee | Almeida, Alessandra Rodrigues de | |
puc.refereeLattes | 0440747965664499 | |
puc.refereeLattes | 4153572041829838 | |
puc.refereeLattes | 7126514256674237 | |
puc.refereeLattes | 0511022288155891 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |