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dc.contributor.advisorTassoni, Elvira Cristina Martins
dc.contributor.authorCosta, Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli
dc.date.accessioned2022-02-16T17:55:03Z
dc.date.available2022-02-16T17:55:03Z
dc.date.issued2020-02-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15272
dc.description.abstractEsta tese é uma pesquisa participante do tipo intervenção e foi realizada com uma sala de aula de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior paulista. Durante todo o ano de 2017, foram realizadas atividades de intervenção tendo como base dois clássicos da literatura infanto-juvenil – Peter Pan e Alice no País das Maravilhas – e o investimento constante na imaginação. A questão norteadora apresentou-se da seguinte forma: Como um trabalho pautado nos clássicos da literatura infanto-juvenil pode contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, tendo como eixo condutor a construção de processos imaginativos? Objetivou-se, portanto, investigar como um trabalho pautado nos clássicos da literatura infanto-juvenil pode contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, tendo como eixo condutor a construção de processos imaginativos. Os objetivos específicos foram: (i) analisar o envolvimento dos alunos do 5º ano na construção de processos imaginativos, a partir de estratégias planejadas que trazem possibilidades para a atividade criadora; (ii) identificar se o uso dos clássicos da literatura infanto-juvenil pode configurar-se como uma potencialidade no desenvolvimento da linguagem oral e escrita; e (iii) investigar como a exploração de elementos do maravilhoso a partir de clássicos da literatura infanto-juvenil pode despertar a construção de processos imaginativos que se materializam em produções orais e escritas. Como parte fundamental da metodologia utilizada, a pesquisadora fantasiou-se de personagens das histórias –Wendy e Alice – e trouxe objetos que permitiram o adentrar um ambiente imaginativo. Apesar de já terem passado do ciclo de alfabetização, as crianças apresentavam consideráveis defasagens na linguagem oral e escrita, porém avanços significativos foram evidenciados nas produções textuais, no que se refere à estrutura, ao conteúdo, ao uso de recursos linguísticos, ao traçado das letras e às questões ortográficas. Como resultado deste estudo, foi possível perceber, à luz da Teoria Histórico-Cultural, que as crianças se envolveram nas etapas da proposta e (re)significaram a relação com a leitura e a escrita. Os momentos de contação de histórias com os alunos interagindo com as personagens criaram elementos e ampliaram o repertório para que produzissem os desenhos e os textos. Ademais, perceberam a necessidade de considerar o interlocutor – escrever algo a alguém – e a finalidade da escrita. Essa tomada de consciência possibilitou a emergência de textos mais elaborados, coesos e com detalhamento, como também a preocupação com questões normativas e discursivas. Esta pesquisa propicia elementos para se pensar em uma metodologia para um trabalho tanto para a alfabetização como para a linguagem oral e escrita no sentido do aprimoramento, tendo na literatura infanto-juvenil sua potencialidade.
dc.description.abstractThis doctoral dissertation is an intervention participating research type and was carried out with a 5th grade classroom of Elementary Public School in the hinterlands of São Paulo state in Brazil. Throughout 2017, intervention activities were carried out based on two classical stories of children and youth literature – Peter Pan and Alice in Wonderland – with constant investment on imagination. The guiding question was: How can a work based on classical stories of children and youth literature contribute to the development of oral and written language of 5th grade students of Elementary School, having as its driving axis the construction of imaginative processes? Therefore, the objective was to investigate how a work based on the classics of children and youth literature can contribute to the development of oral and written language of students from the 5th grade of Elementary School, having as its driving axis the construction of imaginative processes. The specific objectives were: (i) to analyze the involvement of 5th graders in the construction of imaginative processes, based on planned strategies that bring possibilities for creative activity; (ii) to identify whether the use of the classical stories of children and youth literature can be configured as a potential in the development of oral and written language; and (iii) to investigate how the exploration of elements of the wonderful from classical stories of children and youth literature can awaken the construction of imaginative processes that materialize in oral and written productions. As a fundamental part of the methodology used, the researcher acted as she was the following characters from the stories – Wendy and Alice – and brought objects that allowed them to enter in the imaginative environment. Although they have already passed the literacy cycle, the children presented considerable lags in oral and written language; however, significant advances were evidenced in textual productions, with regard to structure, content, use of language resources, the layout of letters and spelling questions. As a result of this study it was possible to perceive, in the light of the Historical-Cultural theory, that children were involved in the proposal and (re)meant the relationship with reading and writing. The moments of storytelling with students interacting with the characters created elements and expanded the repertoire to drawings and texts production. In addition, they realized the need to consider the interlocutor – to write something to someone else – as well the purpose of writing. This awareness allowed the emergence of more elaborated, cohesive and detailed texts, as well as the concern with normative and discursive issues. This research provides elements to think of a methodology for literacy, oral and written language improvement, having in the children-juvenile literature its potentiality.
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
dc.language.isopor
dc.publisherPUC-Campinas
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectLiteratura na escola
dc.subjectConstrução de processos imaginativos
dc.subjectDesenvolvimentos da linguagem
dc.subjectFormação de professores
dc.subjectPráticas pedagógicas
dc.subjectLiterature at school
dc.subjectConstruction of imaginative processes
dc.subjectLanguage development
dc.subjectTeacher training
dc.subjectPedagogical practices
dc.titleDa Terra do Nunca ao País das Maravilhas: os clássicos da literatura infanto-juvenil e a linguagem oral e escrita
dc.title.alternativeFrom Neverland to Wonderland: children and youth literature classical stories with oral and written language development
dc.typeTese
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.identifier.lattes8348842976377815
puc.advisorLattes7025380679558216
puc.refereeRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
puc.refereeAzevedo, Fernando José Fraga de
puc.refereeAraújo, Alberto Filipe Ribeiro de Abreu
puc.refereeSouza, Ana Raquel Motta de
puc.refereeLattes5277455644761315
puc.refereeLattes3376356620307205
puc.refereeLattes8435522451809066
puc.refereeLattes4097133468025132
puc.centerCCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
puc.undergraduateProgramPrograma de Pós-Graduação em Educação


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