Compreensões teórico-filosóficas de professores do ensino médio sobre a profissão
Abrir arquivo
Autor
Orientador
Azevedo, Heloisa Helena Oliveira deData de publicação
27/02/2020Tipo de conteúdo
TeseDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa investigou as práticas pedagógicas de professores de uma escola de ensino médio de Campinas cotejando-as com as temáticas da formação e do trabalho docente. O objetivo da pesquisa foi analisar as concepções que os professores têm acerca de sua profissão e o impacto destas concepções na sua atuação profissional. Nosso objeto de estudo é a prática do professor e a compreensão teórico-filosófica que ele tem sobre a profissão, ou seja, a compreensão do que ele faz, como faz e porque faz. O problema de pesquisa versou sobre o seguinte questionamento: quais as implicações teóricopráticas da compreensão do professor sobre sua profissão? Nosso campo de pesquisa foi uma escola da rede estadual (SP) de educação pública e nossos sujeitos foram professores que atuam no ensino médio nesta referida escola. Nossa opção teórico-metodológica fundamenta-se no materialismo históricodialético e busca compreender o nexo existente entre a estrutura e a superestrutura, ou seja, a realidade de forma dinâmica e complexa, na qual as contradições são o motor da história. Os procedimentos desenvolvidos para a produção do material empírico foram a entrevista semiestruturada, a autoconfrontação simples e a autoconfrontação cruzada. O método indireto da autoconfrontação baseia-se na clínica da atividade, na qual o exercício profissional é videogravado para ser analisado posteriormente pelo protagonista da ação em diálogo com o pesquisador. Entrevistamos oito professores, sendo que cada um compõe pelo menos uma área de conhecimento do currículo e realizamos a autoconfrontação com seis destes, os quais tiveram duas de suas aulas videogravadas e analisadas, compondo o material empírico desta investigação. O currículo do ensino médio vigente durante a pesquisa possui três áreas do conhecimento (Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciência da natureza, matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias). A tese aqui defendida é a da existência de um impedimento para o trabalho do professor, por ser desenvolvido dentro de uma estrutura alienante. Os resultados apontam para formações discursivas sobre a profissão docente, assim como, verifica-se a potência da metodologia de autoconfrontação como espaço de diálogo e reflexão sobre o fazer pedagógico.
The present research investigated the pedagogical practices of teachers at a high school in Campinas, comparing them with the themes of teacher training and work. The objective of the research was to analyze the conceptions that teachers have about their profession and the impact of these conceptions on their professional performance. Our object of study is the teacher's practice and the theoretical-philosophical understanding that he has about the profession, that is, the understanding of what he does, how he does it and why he does it. The research problem dealt with the following question: what are the theoreticalpractical implications of the teacher's understanding of his profession? Our research field was a public education school in the state (SP) and our subjects were teachers who work in high school at that school. Our theoreticalmethodological option is based on historical-dialectical materialism and seeks to understand the link between structure and superstructure, that is, reality in a dynamic and complex way, in which contradictions are the engine of history. The procedures developed for the production of the empirical material were semistructured interviews, simple self-confrontation and cross self-confrontation. The indirect method of self-confrontation is based on the clinic of the activity, in which the professional practice is videotaped to be analyzed later by the protagonist of the action in dialogue with the researcher. We interviewed eight teachers, each of whom comprise at least one area of knowledge in the curriculum and we conducted a self-confrontation with six of them, who had two of their videorecorded classes and analyzed, composing the empirical material of this investigation. The high school curriculum in force during the research has three areas of knowledge (Languages, codes and their technologies; Science of nature, mathematics and its technologies; Human Sciences and its technologies). The thesis defended here is that there is an impediment to the teacher's work, as it is developed within an alienating structure. The results point to discursive formations about the teaching profession, as well as the power of the selfconfrontation methodology as a space for dialogue and reflection on pedagogical practice.
Palavras-chave
Formação de professoresPráticas Pedagógicas
Profissão Docente
Autoconfrontação
Ensino Médio
Teacher training
Pedagogical practices
Teaching profession
Selfconfrontation
High school