Dissertações
Navegar por
Submissões recentes
-
Desafios da avaliação da aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental em tempo de ensino remoto: narrativas de professores
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-28)Entre os desafios enfrentados pelos gestores escolares e professores no cotidiano da educação básica, ressalta-se a avaliação da aprendizagem, sobretudo, em função das políticas públicas em educação vigentes, com ... -
Matemática na Educação Infantil: o entrelaçamentonda experiência docente e do desenvolvimento profissional
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-01-26)A presente pesquisa teve como objeto de estudo a Educação Matemática na Educação Infantil, com foco no trabalho desenvolvido pelas professoras. Investigamos a seguinte questão problematizadora: quais as divergências e ... -
Concepções sobre alfabetização: um estudo com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da pandemia de Covid-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-10)Em março de 2020 o Brasil foi assolado pelo SARS Cov-2, popularmente denominado Coronavírus, causando a Covid-19. Em virtude deste acontecimento, diversas medidas precisaram ser tomadas, incluindo o isolamento social. ... -
O trabalho pedagógico com movimentos corporais na educação infantil em tempos de pandemia
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-24)Esta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas docentes com movimentos corporais na Educação Infantil. O objetivo central foi ressaltar os desafios enfrentados pelos professores da Educação Infantil, em relação ... -
As percepções de professores e estudantes de uma rede educacional privada brasileira sobre a organização do tempo no contexto de aulas mediadas por tecnologias virtuais na pandemia Covid-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-01-25)O presente estudo investigou as percepções de professores e estudantes de uma rede educacional privada do Brasil acerca das aulas mediadas por tecnologias virtuais, possuindo como objetivo analisar, por meio dessa rede, ... -
Pedagogia Waldorf como uma Proposta de educação pública no contexto político brasileiro
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-09)Muito é dito sobre educação humanística no meio acadêmico. No entanto, a Pedagogia Waldorf, atualmente uma das pedagogias que mais cresce no Brasil em questão da porcentagem de número de unidades, diversas vezes não ... -
A Matemática na Educação Infantil sob a ótica dos documentos oficiais: RCNEI E BNCC
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-19)A Educação Infantil, como um todo, é uma fase da formação que exige intensa atenção, no que diz respeito ao desenvolvimento tanto de práticas como de pesquisas a respeito do seu cotidiano. E a matemática, em especial, ... -
Trajetórias escolares dos beneficiários do programa bolsa família engressos do ensino médio das escolas públicas estaduais do município de Amparo
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-28)As desigualdades culturais e socioeconômicas têm potencial para afetar o percurso escolar do jovem que, embora conclua a educação básica, não dá continuidade aos estudos no Ensino Superior. Nesse contexto, o objetivo ... -
Rankings acadêmicos na educação superior: mapeamento e tendências nos países e regiões de língua portuguesa
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-16)Os Países e Regiões de Língua Portuguesa (PRLP) formam um espaço de caráter identitário que tem gerado relações de cooperação para o desenvolvimento de seus membros. Os rankings, índices e tabelas classificatórias ... -
A qualidade dos cursos de graduação em direito: um estudo sobre a excelência do ensino à luz dos rankings, índices e tabeas classificatórias nacionais e internacionais
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-15)Com a massificação do ensino superior brasileiro, especialmente quanto aos cursos de graduação em Direito e às altas exigências da sociedade contemporânea, pautadas pela lógica de mercado, desde o início o século XXI, ... -
Boas práticas escolares no contexto da pandemia Covid-19 no ensino médio integrado ao técnico: o caso de uma escola técnica estadual (ETEC) do estado de São Paulo
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-09)Em 2020, diante de expansão da Pandemia da COVID-19, os governos viram-se obrigados a suspender as aulas presenciais e adotar a educação remota em todas as redes da educação básica do país. Diante este cenário questiona-se ... -
Avaliação da educação infantil: Meta-análise e análise da produção do conhecimento no campo da avaliação da Educação Infantil (1993-2021)
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-14)Esta dissertação realiza um estudo do tipo estado da arte que visa identificar o que apontam os trabalhos científicos brasileiros sobre avaliação da Educação Infantil, com o objetivo de mapear e analisar as tendências ... -
Cefapro e seus fazeres na formação continuada: significações para o desenvolvimento profissional dos professores do polo de Pontes e Lacerda-MT
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-06-29)Esta pesquisa investiga práticas formativas para o desenvolvimento profissional, tendo como questão problematizadora: Quais as significações que os professores de ensino fundamental atribuem ao seu desenvolvimento ... -
Ler e escrever: quando aprender? A BNCC para a alfabetização
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-10)Esta pesquisa trata da linguagem escrita enfocando de forma crítica a proposta para a alfabetização apresentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC e as competências para a alfabetização no 1º ano do Ensino ... -
Necessidades formativas de bacharéis docentes do ensino superior tecnológico
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-12-15)Este trabalho enfoca as necessidades formativas necessárias aos docentes nas suas práticas em sala de aula. Investigamos a formação de profissionais docentes, que não possuem formação em licenciatura ou na área de educação, ... -
Estudo sobre um programa Sócio-educativo: sobre quem, para quem e para quê?
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-06-15)Essa pesquisa fundamenta-se na teoria histórico-cultural de Vigotski. Parte, portanto, da tese da constituição social dos sujeitos, concretizada pelas/nas práticas educacionais/pedagógicas das quais participam e formula, ... -
ENADE: para quê e para quem? as finalidades do exame no entendimento de docentes e gestores de pedagogia de uma IES de Campinas (SP)
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-10)Esta dissertação possui Políticas Públicas como temática e como tema o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) tem como objetivo garantir o ... -
A desigualdade no programa universidade para todos: revisão de literatura na plataforma SciELO
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2021-12-20)A dissertação tem como objeto as desigualdades sociais, em especial as manifestas no âmbito educacional, compreendidas a partir do Programa Universidade para Todos, por meio de dados coletados da Plataforma SciELO. Desde ... -
Representações sociais de professores diante das novas configurações familiares: a importância de discutir diversidade na educação básica
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2020-02-28)Esta pesquisa trata de representações sociais de professores da educação básica dando ênfase à diversidade de configurações familiares em nossa sociedade. Estabelece-se como problema norteador desta investigação a seguinte ... -
O problema da individuação e da aprendizagem numa leitura da BNCC pela filosofia da diferença
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-02-24)Partindo do seguinte problema de pesquisa: “um discurso normativo, tal como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mobiliza qual sentido da diferença?” é que iniciamos a presente dissertação, cujo objetivo reside em ...