Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 252-271 de 334
-
Os rankings do Guia do Estudante na educação superior brasileira: um estudo sobre as estratégias de divulgação adotadas pelas instituições que obtiveram o Prêmio Melhores Universidades
(PUC-Campinas, 2014-02-26)A presente dissertação se enquadra no campo das pesquisas em avaliação educacional e tem foco no estudo das classificações advindas do Guia do Estudante (GE), publicada pela Editora Abril. A escassez de pesquisas voltadas ... -
Outro olhar - o audiovisual na arquitetura da aula: inovações pedagógicas
(PUC-Campinas, 2006-08-15)Este estudo, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores, tem por objetivos: 1. identificar interesses e motivações do uso do audiovisual na prática docente de professores do curso de ... -
Participação dos alunos com deficiência no SARESP: um estudo da arte
(PUC-Campinas, 2020-12-18)A trajetória da educação no Brasil evidencia um percurso de exclusão para as pessoas com deficiência. As modificações em relação ao que se entendia por inclusão vão de encontro ao conceito de pessoa e de cidadão de cada ... -
Paulo Freire e educação matemática: reflexos sobre a formação do professor
(PUC-Campinas, 2005-06-07)O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , busca investigar as influências da teoria de Paulo Freire, sob a ótica de oito renomados pesquisadores da área da ... -
Pedagogia Waldorf como uma Proposta de educação pública no contexto político brasileiro
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2022-12-09)Muito é dito sobre educação humanística no meio acadêmico. No entanto, a Pedagogia Waldorf, atualmente uma das pedagogias que mais cresce no Brasil em questão da porcentagem de número de unidades, diversas vezes não ... -
Pedagogia: uma formação docente comprometida com o social?
(PUC-Campinas, 2007-02-22)O presente trabalho analisa como o curso superior em Pedagogia tem formado o (a) educador (a) face às mudanças educacionais advindas das recentes transformações econômicas, políticas e sociais e como tem contribuído para ... -
Pedir ajuda: uma estratégia de aprendizagem pelo olhar de crianças de cinco e seis anos
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-28)A investigação faz parte da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógica, no âmbito dos estudos do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente e insere-se na perspectiva social cognitiva, com ênfase ... -
As percepções de professores e estudantes de uma rede educacional privada brasileira sobre a organização do tempo no contexto de aulas mediadas por tecnologias virtuais na pandemia Covid-19
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-01-25)O presente estudo investigou as percepções de professores e estudantes de uma rede educacional privada do Brasil acerca das aulas mediadas por tecnologias virtuais, possuindo como objetivo analisar, por meio dessa rede, ... -
Perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos e a matemática no Programa Ler e Escrever
(PUC-Campinas, 2013-11-22)A presente pesquisa tem como objetivo investigar as propostas de jogo no Programa Ler e Escrever (PLE) de matemática (material didático instituído pelo governo do Estado de São Paulo) do 3º ano do Ensino Fundamental. ... -
Pesquisa da própria prática: construção do conhecimento nos domínios constitutivos do docente da arte da palavra
(PUC-Campinas, 2006-03-17)O presente trabalho, de natureza empírica, tem como objeto de estudo as concepções de aula apresentadas por alunos ingressantes no Curso de Letras em dois momentos específicos, considerando como categorias, a priori, as ... -
Pesquisa em eficácia escolar no Brasil: um estudo sobre a produção científica brasileira com foco nos fatores relacionados à eficácia escolar (2005-2017)
(PUC-Campinas, 2019-02-26)O presente estudo teve como objetivo mapear a produção científica brasileira no campo de pesquisa em Eficácia Escolar no Brasil, por meio das Teses e Dissertações de Mestrado e Doutorado produzidas pelos Programas de ... -
Poesia na sala de aula: um exercício ético e estético
(PUC-Campinas, 2008-08-04)Esta dissertação, inserida na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador, mostra como a poesia tem sido trabalhada nas aulas de literatura do Ensino Médio de escolas da rede pública e privada de ensino ... -
Política e ensino médio: perspectivas de estudantes do município de Campinas
(PUC-Campinas, 2021-02-25)Este trabalho teve como objetivo geral compreender quais são as perspectivas de política de estudantes de Ensino Médio do município de Campinas. O objeto de investigação elegeu a política como vetor a ser analisado. Para ... -
Políticas intersetoriais e a construção da qualidade da educação infantil em Campinas (SP)
(PUC-Campinas, 2020-12-18)O objetivo da pesquisa é investigar a relação entre as políticas intersetoriais e a construção da qualidade da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Campinas (SP). As políticas intersetoriais propõem uma ... -
Políticas públicas de avaliação: a avaliação externa e a realidade educacional da microrregião de Januária-MG
(PUC-Campinas, 2010-02-25)A presente pesquisa fundamenta-se na literatura sobre políticas públicas de avaliação, qualidade de ensino e avaliação externa e teve por objetivo identificar como a implementação de políticas públicas relacionadas à ... -
Políticas públicas em educação profissional: estudo da cultura educacional na "Cidade do Samba" no Rio de Janeiro
(PUC-Campinas, 2013-12-12)No Brasil, atualmente, há diversos formatos de educação profissional. Desde cursos voltados ao aprendizado de um ofício até os cursos que integram a educação geral com a técnica. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases ... -
Políticas públicas, inclusão e educação bilíngue de surdos em Campinas (SP): 2007 – 2017
(PUC-Campinas, 2019-02-23)A partir da implementação de políticas educacionais visando à educação para todos e às propostas de Educação Inclusiva, abrindo as portas das escolas comuns para a admissão de alunos com deficiência, este trabalho buscou ... -
População negra, relações inter-raciais e formação de educadoras/es: PENESB (1995-2007)
(PUC-Campinas, 2007-12-17)Esta pesquisa qualitativa sobre População Negra, Relações Inter-Raciais e Formação de Educadoras/es: PENESB (1995-2007) , intenta refletir sobre as relações étnico-raciais, educação e formação continuada de professoras(es), ... -
Por uma educação estética: um enfoque na formação universitária de professores
(PUC-Campinas, 2007-03-15)É-se professor ao formar-se professor. Em assim considerando a formação docente, como um continuum que se faz indefinIda e inacabadamente, e não meramente através de obtenção de títulos ou cursos de licenciatura, a questão ... -
Portfólio como instrumento de aprendizagem e suas implicações para a prática pedagógica reflexiva
(PUC-Campinas, 2007-05-24)O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar os dilemas inerentes ao processo de implantação do portfólio como instrumento favorecedor de aprendizagem significativa em um curso de Letras de uma instituição ...