Navegação Dissertações por assunto "Formação de professores"
Itens para a visualização no momento 1-6 de 6
-
Afetividade e a escolha profissional no ensino médio
(PUC-Campinas, 2021-02-25)Esta pesquisa teve como objetivo investigar os indícios relacionados aos modos de afetar de professores e da família percebidos por alunos do 3o ano do Ensino Médio em seus processos de escolha profissional. Assim, a questão ... -
“As travessuras do amarelo”: a autorregulação da aprendizagem em um projeto com alunos do 3º ano do ensino fundamental
(PUC-Campinas, 2017-02-13)Entendemos que o professor pode auxiliar intencionalmente os alunos na construção de estratégias de autorregulação de suas aprendizagens com o objetivo de que eles se tornem agentes deste processo. A partir desse pressuposto, ... -
Avaliação do sistema de avaliação escolar (SAEsc): concepção de gestores e professores de uma escola particular do município de Campinas
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-29)Este trabalho está inserido na linha de pesquisa de Políticas Públicas em Educação e no Grupo de Pesquisa: Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais – GRAPSE. A priori, considera-se o potencial dessa pesquisa ... -
Matemática na Educação Infantil: o entrelaçamentonda experiência docente e do desenvolvimento profissional
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-01-26)A presente pesquisa teve como objeto de estudo a Educação Matemática na Educação Infantil, com foco no trabalho desenvolvido pelas professoras. Investigamos a seguinte questão problematizadora: quais as divergências e ... -
O trabalho pedagógico com movimentos corporais na educação infantil em tempos de pandemia
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2023-02-24)Esta pesquisa tem como objeto de estudo as práticas docentes com movimentos corporais na Educação Infantil. O objetivo central foi ressaltar os desafios enfrentados pelos professores da Educação Infantil, em relação ... -
A transição entre educação infantil e ensino fundamental nos documentos curriculares municipais de Campinas: a alfabetização em foco
(Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 2024-02-15)Esta investigação insere-se na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógica, no âmbito dos estudos do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente em torno da infância e do desenvolvimento de processos ...