Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 de 23
Uma letra puxa outra: práticas de linguagem com crianças de cinco anos
(PUC-Campinas, 2017-02-09)
Esta pesquisa investiga práticas docentes relativas à aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil. Buscamos compreender como o professor organiza suas práticas visando favorecer a apropriação da linguagem escrita ...
Ações dos professores e gestores do Unasp-HT a partir dos resultados do ENEM
(PUC-Campinas, 2017-12-11)
A década de 1990 é marcada pela definição e redefinição de políticas públicas de avaliação, no cenário brasileiro, com a finalidade de contribuir para a melhoria na qualidade de educação. Destaca-se, nesta pesquisa, o Exame ...
O desafio pedagógico de formar leitores: análise do projeto “sarau Literário”
(PUC-Campinas, 2017-12-20)
A presente pesquisa é um estudo de caso que investiga um projeto pedagógico desenvolvido por uma escola pública estadual de uma cidade do interior do estado de São Paulo, denominado Projeto Sarau Literário. O referido ...
A Educação Estatística para crianças: aprendizagens numa trajetória de pesquisa
(PUC-Campinas, 2017-12-04)
A presente pesquisa teve como foco realizar um estudo sobre a Educação Estatística na infância por meio da investigação de uma sala de Educação Infantil de crianças de 3 a 6 anos. A questão problema assim ficou configurada: ...
Livros da Vida: Memórias das crianças e/em práticas pedagógicas na Educação Infantil
(PUC-Campinas, 2017-02-16)
Esta pesquisa de Mestrado teve como objetivo analisar as contribuições do Livro da Vida, como instrumento mediador da memória das crianças sobre suas vivências no cotidiano escolar. Os objetivos específicos foram (i) ...
A formação continuada de professores e a literatura: estratégias de leitura e seleção de obras
(PUC-Campinas, 2017-02-09)
A literatura infantil tem sido objeto de muitas pesquisas na formação do leitor e tem gerado interesse em diversas áreas. Nesse estudo, partiu-se do pressuposto de que os procedimentos utilizados pelos docentes e a seleção ...
Uso dos resultados do ENEM por escolas públicas estaduais de Campinas: voz de gestores, professores e alunos
(PUC-Campinas, 2017-12-12)
A década de 1990 é marcada por interesses e ações dos gestores públicos federais, estaduais e municipais em avaliar as instituições de ensino público. Dentre tais políticas de avaliação, destaca-se o Exame Nacional do ...
Ética Aristotélica na escola: análise do ensino de filosofia a partir de percepções de docentes e discentes e escolas públicas no município de Campinas SP
(PUC-Campinas, 2017-06-20)
Esta dissertação de mestrado trata do ensino de Filosofia, que a partir da Lei 11.684, de 2008, determinou sua obrigatoriedade no Ensino Médio em todo o território nacional. Em que pese o fato de que a pesquisa diga respeito ...
Análise da experiência de categorização ou classificação das escolas por cores da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (2000-2001)
(PUC-Campinas, 2017-02-17)
Por meio da presente dissertação apresentamos os resultados da pesquisa sobre a iniciativa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo que, utilizando-se dos resultados do desempenho escolar no SARESP e dados da evasão ...
Linguagem oral de crianças de zero a três anos: concepções e práticas de professoras de educação infantil
(PUC-Campinas, 2017-12-18)
Esta pesquisa trata do desenvolvimento da linguagem oral de crianças de zero a três anos de idade na Educação Infantil, cujo objetivo central situa-se em conhecer concepções e práticas de professoras relativas ao desenvolvimento ...