dc.contributor.advisor | Balzan, Newton Cesar | |
dc.contributor.author | Moura, Antônio Carlos Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T18:12:28Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T18:12:28Z | |
dc.date.issued | 2007-06-20 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15347 | |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta resultados de pesquisa sobre a avaliação da aprendizagem em cursos de graduação, desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina, entre julho de 2006 a maio de 2007 e inserida na linha de pesquisa denominada Estudos em Avaliação. Apresentam-se, primeiramente, um histórico da cidade e da Universidade Estadual de Londrina. Em seguida, resgatam-se alguns aspectos relevantes da história da avaliação da aprendizagem, seguido de um resgate de teorias relacionadas com a aprendizagem e com a avaliação formativa no ensino superior, juntamente com análise dos Projetos Político-Pedagógicos Institucional e dos cursos investigados. Apresentam-se, em seguida, o resultado da análise de questionários aplicados aos docentes de cursos de graduação da universidade, abrangendo as diferentes áreas, segundo a classificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os problemas de pesquisa referem-se ao grau de proximidade entre os discursos da Instituição e os dos docentes, revelados, respectivamente, nos documentos investigados e nas respostas obtidas dos sujeitos de pesquisa. Procura-se verificar se houve ou não mudanças entre a formação acadêmica dos sujeitos e suas práticas avaliativas enquanto docentes na educação superior e que teorias pedagógicas e epistemológicas embasam essas práticas. A contribuição desta pesquisa torna-se relevante por fornecer elementos para a reflexão sobre a avaliação da aprendizagem na educação superior, apontando caminhos para o crescimento dentro da temática pesquisada e suscitar outras questões que possibilitem o desenvolvimento de novas pesquisas e novos avanços nas discussões sobre a avaliação da aprendizagem. | |
dc.description.abstract | This piece of work aims to show the results of a research on learning evaluation in graduation courses. It was carried out at the State University of Londrina, July 2006 through May 2007, and is chiefly linked up to a research type named as Studies on Education. Firstly, one presents both a historical approach on the city and on the State University of Londrina. Secondly, one salvages not only some important features about the history of learning evaluation, learning-based theories, background-related evaluation into university teaching, but also an analysis regarding Political/Pedagogical Projects and courses selected. Thirdly, one shows the results of questionnaires which were applied to the graduation-spanning faculty of the university and based upon the National Center for Researches. Through the institution s documents and the professors´ research replies scrutinized, one could dwell upon hurdles over the research referred to as how close the university s and the faculty s points of view may be. One also aims to verify any possible changes between graduation background and professors´ evaluation practice and what theories are the basis for such a practice. Thus, this research ends up being important due to its bethink-causing elements on learning evaluation into university teaching, ways to enrich the subject analyzed as well as other views that may arise in order to develop new researches on learning evaluation. | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | PUC-Campinas | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | avaliação da aprendizagem | |
dc.subject | teorias pedagógicas | |
dc.subject | teorias da aprendizagem | |
dc.subject | avaliação formativa | |
dc.subject | educação superior | |
dc.subject | avaliar e formar | |
dc.subject | paradigma tradicional | |
dc.subject | formação para avaliar | |
dc.subject | learning evaluation | |
dc.subject | pedagogical theories | |
dc.subject | learning theories | |
dc.subject | background related evaluation, university teaching, evaluating and providing background | |
dc.subject | traditional paradigm | |
dc.subject | background to evaluate | |
dc.title | Um estudo sobre avaliação da aprendizagem em cursos de graduação da Universidade Estadual de Londrina | |
dc.title.alternative | A study on learning evaluation in graduation courses at the State University of Londrina | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.institution | Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.identifier.lattes | 8301379136853302 | |
puc.advisorLattes | 6995142158435943 | |
puc.referee | Sordi, Mara Regina Lemes de | |
puc.referee | Lopes, Jairo de Araujo | |
puc.refereeLattes | 6737123125852473 | |
puc.refereeLattes | 4244247989810231 | |
puc.center | CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | |
puc.undergraduateProgram | Programa de Pós-Graduação em Educação | |