Dizer e fazer: correspondência verbal de mães e filhos em uma situação de exame médico
Abrir arquivo
Título alternativo
Saying and doing: verbal correspondence of mothers and sons in a medical examination situationAutor
Orientador
Amaral, Vera Lucia Adami Raposo doData de publicação
12/02/2008Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Correspondência verbal pode ser definida como a relação entre o comportamento verbal e o comportamento não-verbal de um indivíduo. As pesquisas encontradas na literatura sobre correspondência verbal utilizaram-se de treinos de correspondência, sem se preocupar em observar se a correspondência já existe naturalmente, sem necessidade de treino. Este estudo teve como objetivo descrever os comportamentos de correspondência de mães e filhos em uma situação natural no contexto médico. Sete díades mães-criança (crianças com idades entre cinco a oito anos) e uma médica participaram da pesquisa. Com cada díade, houve três momentos: 1) entrevista com mãe e criança separadamente antes do exame médico, 2) filmagem do exame e 3) entrevista após o exame com mãe e criança, separadas. Os resultados mostraram que, dentre os comportamentos categorizados, as crianças apresentaram em sua maioria correspondência verbal total, dizer-fazer-dizer (33,33%). Já as mães tiveram a maioria de seus comportamentos categorizados como não-correspondência (35,13%). A maior parte das mães também não instruiu seus filhos a como se comportar no contexto médico, e as mães que instruíram, apresentaram regras incompletas. Variáveis como idade, nível sócio-econômico, escolaridade, história de vida devem ser melhor investigadas quanto à influência na ocorrência da correspondência verbal natural. Conclui-se sobre a importância da emissão de correspondências verbais para o contexto da saúde, pois estas estão relacionadas a autocontrole e autoconhecimento.
Palavras-chave
Comportamento verbalCorrespondência verbal
Regras
Instruções
Comportamento operante
Verbal behavior
Verbal correspondence
Rules
Instructions
Operant behavior
Linguagem
PortuguêsEste item aparece nas seguintes coleções:
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Transtorno do pânico: investigação sobre alterações de relato em terapia analítico-comportamental.
Siebert, Graziela (PUC-Campinas, 2006-02-01)O Transtorno do Pânico é um dos mais freqüentes e incapacitantes problemas dentre os transtornos ansiosos, representando um dos motivos de maior procura dos serviços de saúde no Brasil e no mundo. A Terapia Analítico-Com ... -
A música, a narrativa e a formação de professores
Serodio, Liana Arrais (PUC-Campinas, 2008-02-12)Pesquisa sobre o uso da narrativa na formação do educador musical. É baseada na convicção de que a argumentação verbal importa para o diálogo sobre o ensino de música e que este potencialmente leva à democratização da ... -
O perfil e a influência do mentor na produção de escritores
Bragotto, Denise (PUC-Campinas, 2006-02-07)O trabalho investigou o perfil dos mentores e sua influência na produção literária de escritores brasileiros, verificando as características pessoais e as barreiras ao processo de produção literária de escritores com ...