Trânsito: percepção de jovens em idade para obtenção da primeira habilitação
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Traffic: Perception of young people of the age to obtain the first qualificationAutor
Orientador
Nakano, Tatiana de CássiaData de publicação
13/02/2019Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
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O presente trabalho teve por objetivo investigar conhecimentos que o jovem, em idade para obtenção da carteira nacional de habilitação, possui sobre o trânsito. Para isso, dois estudos foram desenvolvidos. O primeiro estudo, visou a construção de um questionário e a aplicação de um estudo piloto para verificação da sua adequação ao público alvo. A amostra foi composta por 15 estudantes do 3o ano do ensino médio, com idades entre 17 e 18 anos, provenientes de uma escola pública localizadas no interior do Estado de São Paulo. A partir dos resultados, o questionário foi revisado e reformulado em um questionário definitivo. Nele, 91 estudantes do 3o ano do ensino médio, com idades entre 17 e 18 anos (M=17,2) responderam ao questionário, contendo dados de identificação, sociodemográficos, quatro questões abertas e 29 questões fechadas. Os resultados indicaram que, para eles, a intenção de obter a carteira nacional de habilitação estava relacionada à questão da mobilidade (54,95%) e independência (47,25%), sendo, tais categorias, também as mais citadas em termos das vantagens de dirigir. Os conhecimentos prévios entendidos por eles como necessários à sua obtenção figuraram nas categorias legislação (78,02%) e direção defensiva (31,87%). O modal de transporte mais utilizado pelos participantes atualmente foi assinalado como sendo o transporte coletivo 58,24%), porém, a pretensão de 93,41% dos participantes está em adquirir um veículo próprio. Dos participantes dessa amostra, 99,05% revelaram intenção de obter o documento de habilitação de condutores. O segundo estudo verificou níveis de conhecimentos exigidos na etapa do exame teórico do conteúdo programático do Curso de Formação de Condutores por meio do simulado preparatório do Detran-SP. A análise do desempenho dos participantes indicou que 76,76% deles estariam aprovados caso fizessem a prova nesse momento. Os resultados revelam que, embora a maioria dos participantes tenha atingido a pontuação mínima necessária, intervenções educativas visando ampliar e, principalmente sensibilizar as concepções a respeito do trânsito devem ser pensadas pela Psicologia.
The present study aimed to investigate the knowledge that the young person, of age for obtaining the national driver's license, possesses on the transit. For this, two studies were developed. The first study aimed at the construction of a questionnaire and the application of a pilot study to verify its suitability to the target public. The sample consisted of 15 students from the 3rd year of high school, aged 17 to 18, from a public school located in the interior of the State of São Paulo. From the results, the questionnaire was revised and applied in study 2. In it, 91 students from the 3rd year of high school, aged 17-18 years (M = 17.2) answered the questionnaire, containing identification data, sociodemographic, four open questions and 29 closed questions. The results indicated that, for them, the intention to obtain the national driver's license was related to the issue of mobility (54.95%) and independence (47.25%), being these categories also the most cited in terms of advantages of driving. The previous knowledge understood by them as necessary to obtain it figured in the categories legislation (78.02%) and defensive driving (31.87%). The mode of transport most used by the participants was today marked as the collective transport 58.24%, however, the pretension of 93.41% of the participants is to acquire a vehicle of their own. Of the participants in this sample, 99.05% showed intention to obtain the document. The second study verified levels of knowledge required in the stage of the theoretical exam of the program content of the Driver Training Course through the simulated preparation of Detran-SP. The analysis of participants performance indicated that 76.76% of them would be approved if they took the test now. The results reveal that, although the majority of the participants reached the minimum required score, educational interventions aimed at increasing and, above all, sensitizing the conceptions about traffic must be thought through Psychology.
Palavras-chave
Psicologia do trânsitoEducação de trânsito
Comportamento no trânsito
Perícia psicológica
Mobilidade
Traffic psychology
Traffic education
Behavior in traffic
Psychological evaluation
Mobility