Contribuições para o estudo da adolescência sob a ótica de Winnicott para a educação
Abrir arquivo
Autor
Oliveira, Daniella Machado de
Orientador
Fulgencio, LeopoldoData de publicação
04/02/2009Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar as principais concepções de Winnicott sobre a fase da adolescência, com vistas, especialmente a uma contribuição para o trabalho dos educadores de adolescentes. Esta análise será feita tendo sua Teoria do Amadurecimento Pessoal como referência. Winnicott tem sido interpretado como apresentando uma nova teoria psicanalítica para a compreensão do desenvolvimento psico-afetivo do ser humano, que considera, além dos motores instintuais (ou sexuais), outros determinantes deste processo, a saber: a necessidade de ser e a tendência inata à integração, ambos em profunda dependência do ambiente. Neste sentido, pretende-se analisar as diversas fases deste processo, com seus respectivos estágios que vão da dependência absoluta em direção à independência relativa, dado que na adolescência, para Winnicott, estes estágios infantis do início retornam acrescidos de uma nova potência (física e sexual). Winnicott enfatiza a adolescência como um período em que o adolescente é essencialmente um ser isolado, que não aceita falsas soluções e que procura sentir-se real, que quer ser descoberto por si mesmo. São estas formulações, dentre outras, dirigidas à adolescência que serão explicadas nesta dissertação. Com este estudo, espera-se contribuir por meio deste recorte da obra de Winnicott, para a compreensão dos adolescentes, seja para eles mesmos seja para pais, professores e todos aqueles que lidam com eles. The aim of research is to show up Winnicott main conceptions about the teenage years stages, especially as a contribuition for the work of teenagers educators, who must have a particular care about them. His Teoria do Amadurecimento Pessoal will be taken as reference is this analysis. Winnicott has been interpreted as a hostess of a new psychanalystic theory to the understanding of the human being psych-affection improvement, which it is considered, beside the instinctive motors (or sexuals), others determinant of this process, which are: the needing of being and the unquestionable tendency to the integration, both being in a deep environment dependency. In this way, we intend to analyse the several stages of this process, with their respectives traineeships which go from totally dependency toward the relative independency, because to Winnicott these childhood stages from the beginning come back with a new potency (physics and sexual). Winnicott points out the teenage years as a time which the teenage is essentially a lonely human being, who does not agree with fake solutions and who wants to be real, who wants to be found by him/herself. Among others, these are the formulations which are leaded to the teenage years and which will be explained in this work. With this study, we hope contribute, through this Winnicott work clipping, to the teenagers understanding, which can be to themselves or their parents, teachers, educators and all people who lead with them.
Palavras-chave
AdolescênciaAmadurecimento
Necessidade de ser
Espontaneidade
Si-mesmo
Teenage years
Maturity
Needing of being
Spontaneity
Self