Constituição dos sentidos subjetivos em crianças pré-escolares
Abrir arquivo
Título alternativo
Constitution of subjective senses in kindergarten aged childrenAutor
Barbeiro, Gisela Augusta Paro Anderson
Orientador
Rey, Fernando Luís GonzálezData de publicação
02/05/2006Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
O objetivo do presente estudo foi identificar e entender como se constituem os sentidos subjetivos de crianças pré escolares. Nesta pesquisa embasou-se no conceito da Teoria da Subjetividade de González Rey, e enfocou as identificações dos núcleos de sentidos para as crianças participantes, a subjetividade social como elemento importante para esta constituição. A Epistemologia Qualitativa foi a utilizada para compreender as informações que foram construídas em dois estudos de caso: o primeiro com enfoque na agressividade e o segundo na auto-estima. A pesquisa também mostra uma visão geral sobre o aspecto social do grupo. Participaram 16 crianças com cinco e seis anos de uma mesma classe de uma Instituição de Educação Infantil de Campinas, e os instrumentos metodológicos utilizados foram observação participante, teatro de fantoches, a elaboração de um sociograma e desenho livre com o intuito de corroborar as respostas dadas pelas crianças no sociograma. A professora a coordenação pedagógica da instituição também participaram em encontros de conversação livre e foram fundamentais para a compreensão das características das crianças participantes. O presente estudo mostrou que elementos da subjetividade social são fatores determinantes para a constituição das configurações subjetivas do individuo e que a existência do outro como portador de sentidos subjetivos também contribui para a constituição da subjetividade individual. The objective of this research is to identify and understand how the subjective senses of kindergarten children are constituted. This research uses the concept of the Theory of subjectivity from González Rey as its foundation, and it focuses in the identification of the cores of senses of the participating children and the social subjectivity as in important element of this constitution. The Qualitative Epistemology in as used to understand the information, derived from two cases studies: the first one with a focus an aggressiveness and the second one focusing on the self-esteem. The research also displays an overview of the social aspect of the group. Sixteen children, age from five to six years old, of the same class of a Children s Education Institute in Campinas participated, and the methodological instruments used were observation of the individuals, puppet theatre (drama), elaboration of a sociograma and free drawing with intent of corroborating the answers from the children to the teacher and pedagogical coordination of the institute also participated in free discussion meetings, and were very important to understand the characteristics of the participating children. The present essay show that elements of the social subjectivity are determining factors to the constitution of the individual s subjective configurations and that the existence of the other as a beaver of subjective senses also contributes to the constitution of the individual subjective.
Palavras-chave
SubjetividadeSentido subjetivo
Agressividade
Auto-estima
Pré-escolares
Subjectivity
Subjective sense
Aggressiveness
Self-esteem
Kindergarten