Orientação profissional para profissões não universitárias: perspectiva da análise do comportamento
Abrir arquivo
Título alternativo
Professional guidance for non graduated professions: behavior analysis perspectiveAutor
Orientador
Amaral, Vera Lucia Adami Raposo doData de publicação
05/11/2004Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A escolha profissional é uma decisão muito importante e normalmente está vinculada à questão da inserção no ensino superior. Porém a realidade atual seja em termos do acesso ao ensino, seja por escolha própria, demonstra que não apenas as profissões universitárias podem possibilitar estabilidade e realização profissional. O mercado de trabalho necessita de profissionais com outros tipos de qualificações. O objetivo da pesquisa foi avaliar um programa de orientação profissional sob a perspectiva da Análise do comportamento para profissões não universitárias. Tal programa foi composto por 5 encontros: o primeiro e uma parte do segundo destinados as atividades de promoção do autoconhecimento e conhecimento do outro; parte do segundo e o terceiro abordou a informação profissional e o mundo do trabalho. Por fim, o quarto e o último fizeram referência às contingências de tomada de decisão. A amostra foi composta independente do nível de escolaridade. Os participantes tinham no mínimo 14 anos ou, caso fossem menor do que essa faixa etária, deveriam ter concluído o Ensino Fundamental, estavam para ingressar no mercado de trabalho, não cursariam o ensino superior (por opção própria), pertenciam à camada sócio-econômica baixa e residiam em uma capital de estado do sul do país. Foram selecionados 17 participantes e 9 concluíram o programa. O estudo foi realizado com 2 grupos, separadamente, devido a grande desistência que ocorreu no primeiro grupo, logo após o primeiro encontro. Os resultados obtidos foram analisados separadamente para os dois grupos, pois embora todos fossem expostos à mesma metodologia, o número reduzido de participantes no primeiro grupo não permitiu uma análise estatística que pudesse demonstrar se as duas amostras eram provenientes da mesma população. Apenas para os resultados obtidos com o Grupo 2 (G2) foi realizada a análise estatística. Os resultados estatísticos mostraram que apenas no fator referente à discriminação dos sentimentos sobre a tomada de decisão, houve diferença significante entre o teste pré e o pós-programa de Orientação Profissional. Em termos qualitativos, houve grande satisfação dos participantes em relação à metodologia e a estrutura do programa. Além disso, foram feitas análises funcionais de alguns episódios verbais, as quais puderam evidenciar que os objetivos para cada encontro foram atingidos. O programa se mostrou eficaz nos seus objetivos, aumentou a variabilidade dos participantes em relação à informação profissional e tornou-os mais discriminativos em relação ao processo de tomada de decisão e aumentou os seus repertórios verbais.
The choice of a career is a very important decision and it s normally linked to the insertion in a college education. In the other hand, nowadays reality shows, not only in terms of access to education but also by one s free choice, that the graduated professions aren t the only way to achieve stability and professional satisfaction. Job market needs professional with other kinds of qualifications. The main goal of this research was to evaluate a professional guidance program under the perspective of the Behavior Analysis for non graduated professions. The program was composed by five meetings: the first and a part of the second were designated to the development of the contingencies concerning self knowledge and the knowledge of the other; the rest of the second and the third meetings boarded the contingencies referring the professional information and the professional world. Finally, the fourth and last meetings were about the contingencies of the decision taking. The specimen was composed careless of any education degree. The participants had, at minimum fourteen years old, and in the case of being under this age, they should at least have concluded junior high. The specimen were about to join the job market, they wouldn t go to a college (by their own choice); they belonged to the low socio-economic layer of the society and lived in a capital of one of the southern states of the country. Seventeen participants were selected and nine concluded the program. The study was done using two groups in separated ways. This was necessary because of the big quitclaim that happened in the first group right after the first meeting. The results obtained were analyzed separately for the two groups, for although they were exposed to the same methodology, the reduced number of participants in the first group couldn t allowed an statistic analysis that showed that the two specimen were of the same population. The statistic analysis was only made to the results obtained with Group 2 (G2). The statistic results showed that only in the discrimination feeling about the decision taking factor a difference with statistic matter happened. In qualitative terms, there was practically total satisfaction among the participants about the program methodology and structure. Besides that, functional analysis were made of some verbal episodes, in which some of the participants behavior trough the program and the reaching of the goals for each meeting could be evidenced. The program showed itself efficient in its goals, raised the participants variability to the professional information and made them more discriminative towards the decision taking process, upgrading of the verbal repertory.
Palavras-chave
Orientação profissionalAnálise do comportamento
Tomada de decisão
Professional guidance
Behavior analysis
Decision taking