Cuidar e educar: um olhar da psicologia às produções de pesquisas e políticas públicas sobre educação infantil
Abrir arquivo
Autor
Orientador
Souza, Vera Lúcia Trevisan deData de publicação
27/02/2009Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa de natureza bibliográfica investiga o conceito de cuidar e de educar na educação infantil e sua relação com a saúde psicológica, em dissertações e teses dos programas de pós-graduação em psicologia das universidades públicas e privadas do Brasil. Constituem-se como objetos de análise as produções dos Programas de Pós-graduação em Psicologia do período de 1999 a 2006, constantes do banco de dados da CAPES. Nosso objetivo é analisar as pesquisas desenvolvidas nesses Programas que tratam da questão do cuidar-educar na educação infantil, no período pós-divulgação do RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil), bem como discutir as implicações das idéias que sustentam a concepção de cuidar e educar da saúde psicológica da criança, além de abordar as políticas públicas para a área, dentre elas, o oferecimento de vagas para o segmento e a qualidade da educação das crianças pequenas. O método utilizado de cunho bibliográfico com característica qualitativo-quantitativa circunscreve-se em estudos do tipo estado da arte , composto de um levantamento das produções sobre o tema dentro do período demarcado. As categorias de análise foram construídas a partir da relação da pesquisadora com as produções acessadas. Em relação ao enfoque teórico, partimos dos conceitos de Henri Wallon sobre o desenvolvimento humano e de Gonzalez Rey sobre saúde psicológica para refletir sobre as políticas públicas de educação infantil e para analisar os principais enfoques das produções investigadas. Constatamos, ao final da pesquisa, que a psicologia tem se interessado pouco pelas temáticas da educação infantil, sobretudo o cuidar e educar, e levantamos a hipótese de que a ausência da psicologia escolar no campo da educação infantil, principalmente nas creches, poderia ser uma das razões da escassez de produção da área sobre o tema. Em contrapartida, a área da educação lidera a produção em pesquisas sobre essa temática, propiciando avanços teórico-conceituais e práticos significativos para o contexto educacional infantil. A área da saúde, representada pela enfermagem, cujas contribuições têm afetado as políticas públicas, também tem tido presença marcante nessa produção. A maioria das pesquisas analisadas condiciona a promoção da saúde psicológica das crianças, nesses contextos, a uma melhor formação dos professores, o que lhes confere excessiva responsabilidade e desconsidera a complexidade que caracteriza os espaços de atendimento à criança pequena.
This bibliographical research aims to investigate the concept of care and educate ( educare ) in the education of children and its relation with the psychological health dissertations and thesis of post graduation programs for psychology from the public and private universities in Brazil. The objects of analysis are the productions of the Post Graduation Programs in Psychology in the period from 1999 to 2006 registered on the data base of CAPES. Our objective is to analyze the researches developed in this Programs which handle the matter of educare in the education of children in the period short after the RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil) was published, so as to discuss the implications of the ideas that sustain the concept of educare and the psychological health from the children also the public policies for this segment and the quality of the education for small children. The utilized method, bibliographical qualitative-quantitative characteristics is related with studies type state of art compounded by a research of studies about this matter in a determinated period. The categories for analysis where constructed by the researcher after studying the selected productions. In relation to the theoretical concepts we have started with Henri Wallon in relation to the human development and Gonzalez Rey in relation to the psychological health in order to reflect about the public policies of children education and analyze the principal focuses of the investigated productions. At the end of the research we have found out that psychology has very low interest in relation to children education, principally when we consider educare. We rose up the hypothesis that the absence of the scholar psychology in the field of children education, mostly in day nursery, could be one of the reasons for no production of this matter. On other hand, the education are leading the scientific production in this matter, propitiating significant theoretical and practical concepts in context to the children education. The area of health, represented by the nurses, also has an important presence in these productions, with contributions that have affected public policies. Most of the analyzed researches condition the promotion of psychological health of children, in those contexts, with better skilled teachers, giving too much responsibility to those professionals, not considering the complexity that characterize the spaces to attend the small children.
Palavras-chave
Psicologia educacionalPsicologia escolar
Educação de crianças
Políticas públicas
Pesquisa educacional
Education-psychological
Scholar-psychological
Children education
Public policies
Education research