Os sentidos da liberdade segundo professores da educação básica
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Título alternativo
The meanings of freedom to Basic Education teachersAutor
Orientador
Amatuzzi, Mauro MartinsData de publicação
12/02/2009Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
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Partindo do pressuposto que a educação é um dos caminhos para a formação de um homem livre e entendendo que o professor é uma das figuras centrais nesse contexto, esta pesquisa buscou compreender os sentidos da liberdade segundo as experiências de professores da Educação Básica. O que se pretendeu estudar foi o significado do vivido que emergiu da interlocução entre sujeitos e pesquisador. Para tanto foram entrevistados três professores dos diferentes níveis da Educação Básica. A entrevista é entendida como um refletir a dois baseando-se na experiência do entrevistado e, a partir daí elucidar o vivido por detrás das falas. Após as entrevistas foram elaborados relatos expressivos de cada encontro entre pesquisador e professor preservando seus dinamismos e levando em conta a presença de ambos. As entrevistas foram analisadas segundo o esquema proposto por Amedeo Giorgi. A primeira constatação diz respeito à liberdade não ser um tema em torno do qual os professores entrevistados pensavam sua prática. Apesar disso, no entanto, as reflexões a respeito do tema foram significativas para eles, permitindo novas visões a respeito de sua atuação e até uma mobilização pessoal. A partir da exploração das experiências de liberdade dos professores, pode-se afirmar que eles se sentem livres quando encontram o sentido de seu ensinar. Isso também se relaciona com sua metodologia de ensino e com sua criatividade. Ademais, segundo a vivência desses professores, é o reconhecimento do outro que está na base da relação que se pretende educativa. Ao mesmo tempo o sentir-se respeitado e reconhecido como pessoa e profissional, na instituição e pelos superiores, na sua liberdade de professor, representa uma força motivacional, mostrando íntima relação com a satisfação em ensinar. No dia-a-dia de professor, as entrevistas revelaram que permitir, incentivar a liberdade de expressão e realmente ouvir os alunos, estabelecendo um clima facilitador da sua expressão, faz parte da vivência de liberdade dos professores, mostrando relação com o envolvimento do aluno no próprio processo de aprendizagem e com uma aprendizagem significativa. Nesse sentido, as vivências de liberdade dos professores apontam para uma qualidade da relação que perpassa os espaços educativos, estendendo-se para outras pessoas e sendo passada adiante por pais e alunos.
On the assumption that education is one of the paths for the formation of a free man and that the teacher is one of the central figures in that context, this research sought to understand the meanings of freedom in the experience of teachers of Basic Education. What we intended to study was the meaning of lived that emerged from the interaction between subject and researcher. To this, three teachers from different levels of Basic Education were interviewed. The interview is seen as a reflection of two based on the experience of the interviewee, in order to, from this point, elucidate the lived experiences behind the lines. After the interviews, significant reports were produced based on every meeting between researcher and teacher, maintaining its momentum and taking into account the presence of both. The interviews were analyzed according to the sketch proposed by Amedeo Giorgi. The first impression that emerges from interviews concerns the fact that freedom isn t an issue on which base the teachers interviewed thought their practice. Still, it was possible to note that the reflections on the subject were significant for them, providing new insights about their activities and even a personal mobilization. From the exploration of experiences of the freedom of teachers we can say that, when they feel free, they find the real meaning of their teaching activity. This also relates to its methodology of teaching and with their creativity. Moreover, according to the experience of these teachers, the basis of the relationship seen as educational is the recognition of the other. At the same time to feel respected and recognized as a person and professional, by the institution and his superiors, in their freedom as teachers, is a motivational force, showing a close relationship with the satisfaction in teaching. On the day-to-day of teacher, the interviews revealed that permitting and encouraging freedom of expression and really hear what the students express, establishing a facilitative environment, is part of the experience of freedom for teachers, showing the relationship with the involvement of the student in the process of learning and with a meaningful learning. In this sense, the experience of freedom of teachers point to a quality of relationship that permeates the educational spaces, extending to other people and being passed on by parents and students.
Palavras-chave
LiberdadeEducação
Psicologia da educação
Fenomenologia
Freedom
Education
Educational psychology
Phenomenology