Motivação no handebol em desportistas iniciantes
Abrir arquivo
Título alternativo
Motivation in handball iniciant athletsAutor
Orientador
Tonelotto, Josiane Maria de FreitasData de publicação
12/12/2003Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A motivação é um tema importante nas várias atividades humanas Este trabalho teve como objetivo investigar a motivação em atletas de handebol, mais especificamente, detectar variáveis que influenciaram os atletas na escolha desse esporte, quais os objetivos em praticá-lo e os fatores estimuladores e desestimuladores no esporte citado, traçando o perfil motivacional das equipes. Foram sujeitos (N=38) desse estudo atletas de handebol de escolas do ensino privado (N=20) e público (N=18) de ambos os sexos, em uma capital nordestina. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado e uma Escala de Motivação para o Esporte. Os resultados foram analisados estatisticamente pelo Teste de Homogeneidade (X²) e pelo Teste de Correlação de Spearnan. Os resultados mostraram que se trata de atletas iniciantes, dos quais metade sofreram alguma influência na escolha do handebol, dentre eles, os amigos são os maiores influenciadores. O lazer foi o objetivo consensual entre os atletas de acordo com a prática do handebol. Os dados mostraram ainda que a hierarquia das variáveis estimulantes não é consistente de um grupo para outro, diferente da hierarquia das variáveis desestimuladoras, porém foram citados os campeonatos como principais estimuladores e as derrotas como desestimuladoras. De um modo geral, as equipes apresentaram um perfil motivacional específico, embora existissem pontos em comum. As escolas públicas indicaram mais motivação intrínseca, acontecendo o inverso com as escolas privadas, com atletas mais motivados extrinsecamente. Há necessidade de pesquisas de variáveis correlatas e comparativas.
The motivation is a important subject in many human activties. This paper aimed to investigate the motivation in handball athlets, more specifically, detect the variants had influence the athlets in their choice of the sport, wich the purposes in its pratice and stimulants and distimulants factores in the mentiond sport; drawing the team´s motivational outline. Athlets of handball (N=38) of both gender from private (N=20) and public (N=18) schools of one northeastern capital were subject of this study. It was used a Questionnaire and Scale of motivation for the sport to collection of data. The results were statiscally analysed by the Homogenetty Test (X²) and Sperman´s Correlation Test. The results showed a group of iniciant athlets , in wich a half suffered some influences in choice of handball, among them, the friends are the most influences. The leisure was the consensual purpuse among the athlets in handball pratice. Furthermore, the data showed that tha hierarchy os stimulant variants is not consistent from a group to another, differently from the distimulant variant´s hierarchy, but the championships were mentioned as principal stimulant factor and routs as distimulant. In general view, the teams showed a specifics motivation outlines, althought there are commum points between them. The public schools indicated more intrinsic motivation, the inverse occured in private shools, with athlets more extrinsically motivated. Researches correlates and comparatives are necessary.
Palavras-chave
EsporteAdolescência
Ensino público
Ensino privado
Sport
Adolescence
Public education