Convivência na escola: uma análise das interações nos terceiros anos do ensino fundamental
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Título alternativo
Coexistencein schools: an analysis of interactions in third year of elementary schoolAutor
Orientador
Souza, Vera Lúcia Trevisan deData de publicação
11/02/2014Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
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Este estudo toma como fundamentos teóricos e metodológicos os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, que tem Vigotski como seu principal representante, e cujas bases se assentam no materialismo histórico-dialético. Assume como objetivo analisar as interações entre alunos e professores, visando identificar como elas se configuram, e em que medida se constituem como favorecedoras da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos. Para tal, realizamos uma pesquisa-intervenção junto a docentes e alunos de três turmas do terceiros anos do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal, numa cidade do interior do estado de São Paulo; turmas de aproximadamente trinta alunos, em sua maioria com nove anos de idade. A pesquisadora se inseriu em cada sala de aula semanalmente, de agosto a dezembro de 2012. Utilizou-se da contação e produção de histórias como espaço de intervenção, em que foi possível conviver com as turmas e observar as interações estabelecidas entre os alunos, com as professoras e com a pesquisadora. Quando a atividade se voltou à produção de histórias pelos alunos, nos deparamos com textos que expressam o não domínio da escrita e, em alguns casos, a não apropriação dessa forma de expressão. Como resultados constatamos que as práticas escolares, no que concerne às interações, têm como base a vigilância dos alunos exercida pelas professoras, resultando em tentativas e investimento para controlar o comportamento dos alunos. Esta ação das docentes assume prevalência nas práticas que desenvolvem, não favorecendo, portanto, o desenvolvimento da autorregulação pelos alunos e produzindo o esvaziamento de sentidos sobre o ensinar e o aprender.
This study assumes as its theoretical and methodological foundations the assumptions from the Historical-Cultural Psychology, having Vigotski as its main representative, and whose foundations are based on the historical and dialectical materialism. It aims to analyze the interactions among students and teachers, to identify how interactions are configured, and to what extent they constitute as supporters the learning and the development of students. To this end, we conducted a research intervention with teachers and students from three classes of the third year of elementary school in a public school from a city in the state of São Paulo; classes of approximately thirty students, mostly nine years old. The researcher entered weekly to each classroom, from August to December of 2012. The storytelling and production of stories were used as a space for intervention, it was possible to coexist with the classes and observe the interactions established among students, teachers and the researcher. When the activity turned to the production of stories by students, it was possible to encounter texts that expressed the not domain of writing, and in some cases, the not appropriation from this form of expression. As results, it was found that school practices, in relation to the interactions, were based on the monitoring of students exercised by teachers, resulting on investment and attempts to control the behavior of students. This action by the teachers assumes prevalence of develop practices, thus not favoring the development of self-regulation by students and producing the emptying of meaning about teaching and learning.
Palavras-chave
InteraçõesEnsino Fundamental
Vigotski
Interactions
Elementary School
Vigotski