Concepções de liderança em diferentes contextos
Abrir arquivo
Título alternativo
Concepts of leadership in different contextsAutor
Orientador
Nakano, Tatiana de CássiaData de publicação
16/02/2012Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
A liderança é uma temática que tem recebido bastante destaque por parte das organizações e dos pesquisadores na área do comportamento organizacional, sendo largamente discutida, estudada, pesquisada e exposta às mais diversas teorias. É um processo que envolve a relação entre um líder e um grupo, marcada por inúmeras possibilidades de contexto e avaliação, embora ainda pouco explorada empiricamente. Dada essa lacuna e a ausência de consenso em relação à sua definição, o objetivo deste trabalho foi investigar a construção da liderança e averiguar como sua definição e valorização se altera em função do contexto. Para isso, 21 participantes que pertencem a três diferentes contextos (empresarial, social e educacional), responderam a um questionário elaborado pela autora. Suas respostas foram examinadas qualitativamente por meio da análise de conteúdo, a qual consistiu na elaboração, pela pesquisadora, de categorias principais, posteriormente validadas por juízes independentes. Os resultados apontaram mais diferenças do que semelhanças nas respostas fornecidas pelos participantes dos contextos investigados, de forma que as definições do fenômeno, assim como as características que influenciariam positivamente e negativamente o exercício da liderança, apresentaram variação, tanto intragrupo quanto intergrupo. Espera-se que os resultados do presente estudo possam auxiliar as investigações sobre liderança, de forma que outros estudos se fazem necessários para que um consenso em relação à definição do conceito possa estar, cada vez mais, próxima de ser alcançada e, de forma que os resultados obtidos por tais pesquisas possam contribuir para a investigação cientifica da liderança.
Leadership is a topic that has been frequently underlined on behalf of organizations and researchers on the organizational behavior, been largely discussed, studied, researched and exposed to the most varied theories. It is a process that involves the relationship between a leader and a group, marked by countless context possibilities and evaluation, though still little explored empirically. Given this gap and the absence of consent towards its definition, the objective of this work was to investigate the construction of leadership and ascertain how its definition and appreciation alters on behalf of the context. For this, 21 participants belonging to three different context (organizational, social and educational), answered a questionnaire elaborated by the author. Their answers were examined qualitatively by contents analysis, which consisted in the elaboration, by the author, of main categories, subsequently evaluated by independent judges. The results point towards more difference than similarities in the answers provided by the participants of the investigated contexts, in a way that the phenomenon´s definitions, as well as the characteristics that influence the exercise of leadership in a positive and in negative way, showed variation, within the group as well as in intergroup. It is expected that the results of this study may help the investigations about leadership, in a way that other studies are necessaries for a consensus about the concept definition may be, ever more, close to be achieved and, in a way that the results obtained by such researches may contribute to the scientific investigation of leadership
Palavras-chave
LiderançaContextos
Diferenças
Análise de conteúdo
Leadership
Context
Differences
Contents analysis