Avaliação psicológica no trânsito: análise do desempenho de motoristas infratores, não infratores e envolvidos em acidentes
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Psychological assessment in traffic: performance analysis of offending drivers, offenders and not involved in acidentesAutor
Orientador
Nakano, Tatiana de CássiaData de publicação
16/02/2012Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
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Considerando a importância de pesquisas que visam avaliar a eficácia dos instrumentos que vêm sendo utilizados para avaliação psicológica no contexto do trânsito, o presente trabalho teve por objetivo identificar a validade das medidas que vem sendo utilizadas, por meio da análise do desempenho de diferentes grupos de motoristas (motoristas infratores, não infratores e envolvidos em acidentes) quanto aos construtos de inteligência, atenção concentrada e personalidade. Buscou-se ainda identificar a influência das variáveis gênero, escolaridade e faixa etária no desempenho dos participantes. Nesse sentido, 319 participantes (117 do grupo dos não infratores, 135 do grupo dos infratores e 109 dos envolvidos em acidentes), com idades variando entre 17 a 77 anos (M=40,62, DP= 10,8) com escolaridade variada (Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior) de ambos os sexos (314 homens e 47 mulheres), responderam aos testes R1, Atenção Concentrada e Palográfico durante processo de avaliação pericial para o trânsito. As médias e desvios padrão para cada subgrupo foram calculadas e comparadas por meio da Análise de Variância. Os resultados demonstraram que a variável grupo não exerceu influência significativa em nenhuma das medidas, somente sua interação com sexo na medida de produtividade do teste Palográfico (F=4,18, p≤ 0,001). Também foi encontrada influência da faixa etária no desempenho no teste R1 (F=6,55, p≤ 0,001), assim como sua interação com a variável grupo no número de acertos no teste AC (F=1,85, p≤ 0,001). Dadas algumas limitações do estudo, tais como desigual número de participantes por sexo e o emprego de um critério questionável para separação dos grupos (auto-relato em relação à multas e acidentes), novos estudos são recomendados a fim de que os mesmos confirmem ou não os resultados encontrados.
Considering the importance of research aimed at assessing the effectiveness of the instruments that have been used for psychological assessment in the context of traffic, this study aimed to identify the validity of the measures that have been used for analyzing the performance of different groups of drivers (drivers offenders, non offenders and involved in accidents) and your performance in relation in intelligence, personality and attention. We sought to further identify the influence of the variables gender, age and schooling. 319 participants (117 from the group of non-offenders, 135 from the group of non offenders and 109 involved in accidents), with ages ranging from 17 to 77 years (M=40.62, SD=10.8) with varied educational (Elementary Education, Secondary Education and Higher Education) of both sexes (314 men and 47 women) responded to the tests R1, Atenção Concentrada and Palográfico, during the evaluation process for transit. The means and standard deviations for each subgroup were calculated and compared by analysis of variance. The results showed that the variable group did not affect any of the measures, only your interaction with sex in the measure of productivity in Palográfico (F = 4.18, p ≤ 0.001). There was also the influence of age on performance on the test R1 (F = 6.55, p ≤ 0.001), as well as its interaction with the group in the number of hits in the test AC (F = 1.85, p ≤ 0.001). Given some limitations of the study, such as uneven number of participants by sex and the use of a questionable criterion for separation of groups (self-report in relation to accidents and transit s fine), further studies are recommended to ensure that confirm or not the results.
Palavras-chave
Avaliação psicológicaHabilitação
Motoristas
Trânsito
Psicologia
Psychological evaluation
Qualification
Drivers
Traffic
Psychology