Psicologia e adolescência: o que revelam as pesquisas?
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Psychology and adolescence: what is revealed by the researches?Autor
Orientador
Souza, Vera Lúcia Trevisan deData de publicação
13/02/2015Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
Mostrar registro completoResumo
Como vem sendo estudado e compreendido o fenômeno da adolescência no campo da psicologia nos últimos dez anos? Partindo dessa problemática e assumindo como referencial teórico a Psicologia Histórico-Cultural, esta pesquisa de natureza bibliográfica objetiva contribuir para uma reflexão crítica sobre o tema. A análise dos resumos de artigos e palavras-chave retornados pela base de dados Scielo no período entre 2003 e 2013, que se constituíram como nosso material de pesquisa, revela a dificuldade em acessar informações por esta via, visto que faltam dados fundamentais sobre as pesquisas nos resumos. Evidencia-se, também, certa indefinição do que seja método visto a dispersão de métodos e técnicas para se estudar a adolescência do ponto de vista da psicologia e a concentração de uma dessas técnicas (aplicação de instrumentos padronizados). Assim como a dispersão de teorias, com a concorrente concentração de uma delas (psicanálise) e a distribuição desigual de publicações nas regiões brasileiras (regiões Sul e Sudeste produziram ¾ do total). Assuntos relacionados à adolescência são em sua maioria fragmentados ou focalizam patologias. Conclui-se que esta temática, a adolescência, é um fenômeno complexo, podendo ser abordado por diversos pontos de vista e estudado através de diversos métodos e técnicas, porém, não há um consenso mínimo sobre como se deve estudá-la. Essa dispersão de teorias e metodologias contraditórias dificulta o avanço da psicologia enquanto área do conhecimento, pois não há uma formulação do que seja a adolescência para a psicologia, mas definições restritas às suas inúmeras abordagens.
How the adolescent phenomenon has been studied and understood in psychology in the last ten years? From this issue and assuming as a theoretical framework the historic-cultural psychology, this bibliographic research objective contribute to a critical reflection on the subject. The analysis of article abstracts and keywords returned by the Scielo database between 2003 and 2013, which were constituted as our research material, reveals the difficulty in accessing information in this way, since lack basic information about the research in the abstracts. It is evident, also, certain vagueness of what "method" since the dispersion of methods and techniques to study the adolescence of psychology point of view and the concentration of these techniques (application of standardized instruments). As the dispersion of theories, with the concurrent concentration of one of them (psychoanalysis) and the unequal distribution of publications in the Brazilian regions (South and Southeast regions produced ¾ of the total). Adolescence related issues are in your majority fragmented or focus pathologies. It is concluded that this issue, adolescence is a complex phenomenon and can be approached by different points of view and studied by various methods and techniques, however, there is not a minimum consensus on how to study it. This dispersion of contradictory theories and methodologies hinders the advancement of psychology as a field of knowledge, because there is no formulation that is adolescence to psychology, but definitions restricted to its numerous approaches.
Palavras-chave
AdolescênciaRevisão crítica de literatura
Psicologia histórico-cultural
Teoria e método
Dispersão
Adolescence
Critical review of literature
Historical-cultural psychology
Theory and method
Dispersion