Sala de recuperação como espaço de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolar
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Título alternativo
Special Classes as a developmental environment: contributions from Educational PsychologyAutor
Orientador
Souza, Vera Lúcia Trevisan deData de publicação
09/12/2015Tipo de conteúdo
DissertaçãoDireitos de acesso
Acesso AbertoMetadados
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Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas psicológicas promotoras de mudança da relação dos alunos com os conteúdos escolarizados, visando ressignificar a classe de recuperação como espaço de desenvolvimento. Para tanto, adotamos os pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os de Vigotski, seu principal representante. Tomaram-se como sujeitos vinte e seis alunos do 4º e 5º anos que frequentavam classes de recuperação de uma escola pública municipal do interior de São Paulo. Realizamos uma pesquisa-intervenção em que os procedimentos para a construção das informações utilizados foram: contação de histórias, apreciação e produção de fotografias, diálogos com os alunos, observação das atividades escolares, histórias escritas pelos alunos e entrevista semiestruturada com os alunos e a orientadora pedagógica. As informações foram registradas em diário de campo, as entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas. A pesquisa possibilitou concluir que as práticas psicológicas que se sustentam na criação de um espaço de orientação e planejamento de ações, no uso de estratégias que mobilizam a atenção, na mediação da linguagem, na constituição do protagonismo dos alunos e no reconhecimento e valorização das suas produções promovem modos de relação dos estudantes com a classe de recuperação, pautados pelo interesse e envolvimento, com disposição para aprender e empenho em superar as dificuldades encontradas. Esses indicadores revelam que a classe de recuperação pode se constituir em espaço de desenvolvimento para os alunos que a frequentam.
This research aims to investigate the psychological practices that promote changes on the relation between students and the scholar subjects, the purpose is to reframe the Special Classes that are designed for students who have not achieved the minimum score in regular school tests (Portuguese and Math) as a developmental environment. Therefore, we assumed the methodological and theoretical perspectives of Historical-Cultural Psychology, especially from Vigotski, its main representative. Twenty-six students from the 4th and 5th grades who participated of the Special Classes in a public municipal school located on the countryside of São Paulo were the subjects of this research. We ve made an intervention-research where the procedures used for the creation of the used information were: storytelling, the appreciation and production of photographs, dialogs with students, scholar activities observations, stories written by students and semistructured interviews with students and the pedagogical coordinator. The information was registered in field diaries, the interviews were recorded in audio and transcripted. The research allowed us to conclude that psychological practices supported on the creation of a space for counselling and planning actions, on the use of strategies that promote attention, on language mediation, on the constitution of students protagonism and on the acceptance and appreciation of their productions promote interest and involvement in students in relation to Special Classes with the willingness to learn and the commitment to overcome the difficulties encountered. This data reveals that the Special Classes are able to constitute a developmental environment for the ones who attend to it.
Palavras-chave
Recuperação paralelaDesenvolvimento da atenção
Psicologia histórico-cultural
Psicologia escolar
Arte.
Summer school classes
Attention s development
Cultural-historical psychology
Educational psychology
Art.